Educação à distância: cursos gratuitos na FGV Online

11 de março de 2013

dinheirama_post_educacao_distancia_cursos_gratuitos_fgv_onlineA Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das instituições de ensino mais reconhecida no país. Prova disso é a iniciativa da escola em ser a primeira instituição brasileira a ser membro do OpenCourseWare Consortium (OCWC), um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem cursos e materiais didáticos sem custo, pela internet.

Há mais de cinco anos como membro do consórcio, a FGV Online, nome dado para a área do site da escola voltada para ensino à distância, foi premiada na primeira edição do OCW People’s Choice Awards. A premiação reconhece as melhores iniciativas dentro do consórcio: a FGV Online venceu na categoria de programas mais inovadores e de vanguarda.

Como funciona?

As iniciativas da OCWC, tipicamente, não proporcionam titulação, crédito, certificação ou acesso a instrutores. Os materiais disponibilizados pelos cursos gratuitos da FGV Online estão sob a forma de licenças livres para uso e adaptação por educadores e alunos ao redor do mundo.

No entanto, caso o aluno queira receber uma declaração ao término do curso é necessário o cadastramento dos dados pessoais do mesmo. Nesse caso, ao concluir o curso, o aluno poderá realizar um teste constituído de 10 questões objetivas e, obtendo nota mínima 7,0, poderá imprimir a declaração.

Os cursos

Os cursos gratuitos oferecidos pela FGV estão divididos em onze áreas de conhecimento: Direito, Economia, Educação e Comunicação, Gestão Financeira, Gestão de Projetos, Gestão Socioambiental, Gestão Empresarial, Gestão de Marketing, Gestão de Pessoas, Gestão de Produção e História e Etica. São mais de 40 cursos gratuitos com duração de 5 a 40 horas.

O Dinheirama selecionou seis cursos nas áreas de conhecimento de economia e gestão financeira que podem interessar os leitores do site.

Intermediação em Investimentos Financeiros (5 horas)

O curso oferece uma análise do papel dos intermediários financeiros, a função dos agentes e a necessidade de haver intermediação financeira na economia. Nele será apresentado como a intermediação financeira proporciona crescimento econômico ao país e coloca em discussão as funções de cada tipo de intermediário financeiro. Clique aqui para conhecer e fazer sua inscrição.

Introdução ao Private Equity e Venture Capital para Empreendedores (40 horas)

O curso apresenta uma iniciação ao Private Equity e Venture Capital para empreendedores. O conteúdo está estruturado em oito módulos, que abordam os seguintes temas: Empreendedorismo e Private Equity e Venture Capital; Características gerais da indústria e aspectos da captação de recursos; Perfil dos negócios em Private Equity e Venture Capital; Análise dos investimentos e das alternativas para os empreendedores; Processo de investimento e aspectos contratuais; Gestão e monitoramento contínuo; Desinvestimento e retorno e estudo de casos. Clique aqui para conhecer e fazer sua inscrição.

Como fazer investimentos – básico (12 horas)

O curso visa dar o embasamento necessário às pessoas para que possam realizar seus investimentos de acordo com suas características pessoais, de modo que consigam atingir seus objetivos financeiros de maneira mais correta e fácil. Nele serão apresentadas todas as bases necessárias para a realização de investimentos pessoais. Clique aqui para conhecer e fazer sua inscrição.

Como organizar o orçamento familiar (12 horas)

A importância da educação financeira é assunto recorrente no Dinheirama e o objetivo deste curso é exatamente esse. O curso tem como objetivo proporcionar o conhecimento necessário para que as pessoas sejam capazes de planejar sua vida financeira e organizar seu orçamento familiar. Clique aqui para conhecer e fazer sua inscrição.

Como planejar a aposentadoria (10 horas)

Mais um curso voltado a finanças pessoais, este tem como objetivo ajudar as pessoas, juntamente com suas famílias, a se organizarem da melhor maneira para viver bem o período fora do campo formal de trabalho. O Dinheirama também tem uma seção com excelentes artigos sobre aposentadoria. Clique aqui para conhecer e fazer sua inscrição.

Fundamentos da Gestão de Custos (5 horas)

O curso destaca as principais diferenças entre as contabilidades gerencial e financeira, enfocando seus relacionamentos com a contabilidade de custos. Mais do que isso, nele o aluno será capaz de aprender os conceitos básicos necessários ao bom desenvolvimento do estudo, assim como a visão da Gestão Estratégica de Custos sobre o conceito de relevância. Clique aqui para conhecer e fazer sua inscrição.

O que você está esperando?

Oportunidade de estudo gratuita é uma iniciativa importante e memorável, principalmente quando se trata de uma instituição tão renomada como a FGV. Neste artigo foram listados apenas seis cursos grátis, mas você ainda pode ter acesso a outros 37 cursos que certamente irão enriquecer seu conhecimento.

Visite o site da FGV Online e conheça todos os cursos gratuitos disponíveis. Até a próxima.

Fonte: http://dinheirama.com/

Foto de freedigitalphotos.net.