As marcas que investem em sustentabilidade possuem um diferencial competitivo?
Usar uma estratégia baseada em ações de preservação ambiental ou social garante um maior retorno para as empresas?
A influência da sustentabilidade nas decisões de compra é a mesma em todas as indústrias?
Estes são questionamentos que serão respondidos nessa pesquisa. Em uma grande pesquisa nacional, a Sophia Mind pretende estudar o verdadeiro valor da sustentabilidade para as consumidoras, identificando as indústrias em que essa estratégia é um diferencial competitivo e o quanto a mais elas pagariam por seus produtos.
Tópicos que serão abordados:
Parte 1: Comportamental
– Qual o conceito de sustentabilidade para as mulheres?
– Elas estão engajadas nessa causa?
– Quais os problemas são mais preocupantes (poluição, desmatamento, etc.) e seus impactos?
– O que fazem para melhorar a sociedade que vivem
– Impacto de sustentabilidade no dia a dia das mulheres
– Mudanças de comportamento
– Relação falta de tempo x atividades sustentáveis
– Impacto do nascimento dos filhos
– Decisões sustentáveis como sinal de status ou liderança
Parte 2: Comercial
– Influência da sustentabilidade nas decisões de consumo
– Identificação das indústrias (beleza, limpeza, automotiva, alimetação, etc.) em que ser “sustentável” é um diferencial competitivo
– Vantagens competitivas: preço x qualidade x distribuição x marca x sustentabilidade
– Sustentabilidade como critério de desempate nas decisões de compra (quando critérios como o preço e qualidade são iguais)
– Quanto a mais vale um produto sustentável nas indústrias identificadas
– Identificação das marcas já reconhecidas como ecológicas e sustentáveis. O que elas fazem de diferente das demais?
– Tendência de consumo no futuro próximo (aumento da importância desse tema ou não)
Fonte: http://www.sophiamind.com/pesquisas/sustentabilidade/