Sustentabilidade

11 de março de 2013

img-bola-270x300

As marcas que investem em sustentabilidade possuem um diferencial competitivo?

Usar uma estratégia baseada em ações de preservação ambiental ou social garante um maior retorno para as empresas?

A influência da sustentabilidade nas decisões de compra é a mesma em todas as indústrias?

Estes são questionamentos que serão respondidos nessa pesquisa. Em uma grande pesquisa nacional, a Sophia Mind pretende estudar o verdadeiro valor da sustentabilidade para as consumidoras, identificando as indústrias em que essa estratégia é um diferencial competitivo e o quanto a mais elas pagariam por seus produtos.

Tópicos que serão abordados:

Parte 1: Comportamental

– Qual o conceito de sustentabilidade para as mulheres?

– Elas estão engajadas nessa causa?

– Quais os problemas são mais preocupantes (poluição, desmatamento, etc.) e seus impactos?

– O que fazem para melhorar a sociedade que vivem

– Impacto de sustentabilidade no dia a dia das mulheres

– Mudanças de comportamento

– Relação falta de tempo x atividades sustentáveis

– Impacto do nascimento dos filhos

– Decisões sustentáveis como sinal de status ou liderança

Parte 2: Comercial

– Influência da sustentabilidade nas decisões de consumo

– Identificação das indústrias (beleza, limpeza, automotiva, alimetação, etc.) em que ser “sustentável” é um diferencial competitivo

– Vantagens competitivas: preço x qualidade x distribuição x marca x sustentabilidade

– Sustentabilidade como critério de desempate nas decisões de compra (quando critérios como o preço e qualidade são iguais)

– Quanto a mais vale um produto sustentável nas indústrias identificadas

– Identificação das marcas já reconhecidas como ecológicas e sustentáveis. O que elas fazem de diferente das demais?

– Tendência de consumo no futuro próximo (aumento da importância desse tema ou não)

Fonte: http://www.sophiamind.com/pesquisas/sustentabilidade/