Governo federal lança projeto para capacitar empreendedores

19 de março de 2013

Plataforma InovAtiva tem como objetivo preparar empresas inovadoras para receber investimento

0,,57437172,00O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) anunciou hoje a criação de um projeto para capacitar empreendedores, sobretudo os que estão à frente de startups inovadoras. A plataforma online InovAtiva terá como objetivos aumentar o fluxo de empresas preparadas para receber investimento de capital de risco, facilitar o acesso às ferramentas necessárias para a inovação e fornecer mentoring e coaching com empreendedores de sucesso. O programa é uma iniciativa do MDIC, com a realização da Endeavor e o apoio da consultoria McKinsey&Company. O público-alvo serão empresas com até R$ 3,6 milhões de faturamento anual.

O anúncio foi feito por Nelson Akio Fujimoto, secretário de Inovação do MDIC, durante o primeiro dia do Congresso Global de Empreendedorismo (GEC 2013), evento internacional que ocorre até 21 de março no Rio de Janeiro. O processo seletivo para o InovAtiva acontecerá entre 15 de maio e 5 de julho e vai recrutar 300 empresas, que participarão de cursos online, com vídeos e ferramentas como Business Model Canvas, além de fóruns de discussão sobre negócios. Todos receberão feedback de especialistas para identificar pontos positivos e negativos na empresa.

Para a segunda fase serão selecionadas 50 empresas, que participarão de workshops e receberão mentoria e sessões de coaching, o que também deverá estimular o networking com investidores e outros empreendedores. Para avançar à fase seguinte, os participantes farão apresentações online (pitches) de três minutos.

Das 50 empresas da segunda fase, 20 passarão pelo funil para a terceira. Esses negócios contarão com acompanhamento individualizado da consultoria McKinsey&Company e ao final do processo farão uma apresentação de 10 minutos a uma banca de especialistas e investidores. O final deste ano de projeto-piloto está previsto para 13 de novembro.

Com essa iniciativa, o MDIC espera resolver alguns desafios, como o de fornecer material adequado a empreendedores inovadores, dar capacitação de qualidade a quem está fora das capitais e aumentar o networking dos empreendedores com grandes empresas, entidades de classe e investidores anjo. Outra consequência poderá ser a ampliação do acesso a linhas de financiamento públicas para empresas que não são alvos primários de investidores estrangeiros.

A partir do projeto, o governo espera ter mais base para criar variações no próximo ano, que podem incluir a regionalização (como um projeto apenas uma das regiões brasileiras, por exemplo) e a setorização (com empresas de apenas uma área de atuação, como biotecnologia), dependendo as necessidades identificadas neste ano.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.inovativabrasil.com.br.

Por Renata Leal, do Rio de Janeiro
Disponível em:  http://revistapegn.globo.com