Uma das maiores verdades quando se estuda o mundo de negócios é que a percepção é mais importante que a realidade porque ela torna-se a nova realidade.
Uma das grandes empresas, conhecida em todo o mundo, a Swiss Army, fabricante do famoso “canivete suíço” que todo mundo conhece, certa vez fez uma pesquisa com seus clientes tradicionais e essa pesquisa consistia em reuniões com grupos de clientes.
Logo na fase de aquecimento com os primeiros grupos, o pessoal da empresa perguntava às pessoas que produtos eles sabiam que a empresa fabricava além do famoso “canivete suíço” e a quase unanimidade das pessoas afirmava que a empresa fabricava relógios.
Ocorre que a empresa nunca fabricara um relógio na vida. Em vez de contar a essas pessoas a verdade, isto é, que nunca fabricara um relógio em toda a sua existência, decidiu respeitar a manifestação dos clientes, transformando as suas percepções em realidade, ou seja, passou a fazer o que jamais fizera antes, relógios, porque seus clientes acreditavam que ela já fazia.
Logo no primeiro ano, as mesmas lojas que compravam o canivete suíço venderam 1,2 milhão de relógios garantindo ao fabricante um faturamento anual adicional de 64 milhões de dólares.
A conclusão é que o sucesso é ver o que todo mundo vê, mas enxergar de uma forma diferente. É destruir obstáculos mentais e construir uma nova realidade.
Sucesso é não criar tabus para você mesmo. É ouvir a opinião do seu cliente e se este disser que você faz o que não faz, é possível até que você pense que ele está delirando, mas ele pode estar construindo uma marca poderosa para o seu negócio, para a sua vida, dando o seu aval para novos produtos e serviços que você ou sua empresa jamais haviam imaginado fazer.
Assim como na vida, no mundo de negócios existem fatos, versões, impressões, palpites, conjecturas, hipóteses, mas, diferente até da própria vida, existe uma verdade única que se sobrepõe a todas as demais, ou seja, o produto que uma empresa vende é aquele que seus clientes dizem estar comprando, tudo o mais é fantasia.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Qualidade Brasil – O seu portal brasileiro de Gestão