A importância dos funcionários no marketing boca-a-boca

21 de março de 2013

Entenda como usar o boca-a-boca de parceiros e funcionários para ajudar a criar a sua reputação online

As startups enfrentam desafios únicos que são um reflexo de seu tamanho, orçamento e recursos.

Estes desafios muitas vezes forçam as startups a criarem soluções únicas para problemas que poderiam ser tratados por departamentos inteiros se fossem uma organização.

Ao conversar com os fundadores de startups, um dos problemas mais comuns que vemos no comportamento das startups é sobre como as mensagens estão sendo recebidas pelo mercado.

Muitas vezes não há nenhuma agência de relações públicas ou departamentos de marketing para confiar.

E se você estiver inicializando a sua startup? E se a maioria do seu dinheiro está sendo investido no desenvolvimento do seu produto, deixando você sem nenhum orçamento de marketing?

Você precisa começar a trabalhar com o que você tem, e o que você tem é o recurso incrível inexplorado de colegas apaixonados e funcionários que se preocupam tanto com o sucesso de sua startup quanto você.

Entenda que seus funcionários e parceiros são as melhores pessoas para ajudar a transmitir a sua mensagem.
Entenda que seus funcionários e parceiros são as melhores pessoas para ajudar a transmitir a sua mensagem.

Os funcionários como parceiros

Este é o momento em que a parceria com os funcionários para transformá-los em defensores poderosos da sua marca representa uma solução criativa e original.

Os funcionários têm as suas próprias redes sociais e profissionais. A mídia social tornou muito mais fácil de compartilhar e disseminar informações para eles.

Criar uma ação de marketing boca-a-boca com estratégia de mídia social é tão simples como enviar um e-mail para a equipe de funcionários pedindo para que eles compartilhem notícias da empresa, anúncios de emprego e conteúdo relevante através do Facebook, Twitter e LinkedIn.

Sendo assim, peça-lhes para sempre estarem envolvidos com os feeds da sua empresa nas mídias sociais. Peça-lhes retuítes e compartilhamento de suas postagens.

Se uma empresa com 20 funcionários em que cada tem 200 seguidores, estamos falando em 4 mil pessoas que têm a oportunidade de aprender mais sobre a sua startup, ou ajuda-lo com as críticas necessárias.

Com esse alcance social, seus amigos podem enviar e compartilhar com outros, crescendo rapidamente sua rede de forma orgânica, aliviando a pressão em torno de seu marketing ou esforços de publicidade.

Uma estratégia para construir advogados da marca dentro da empresa é construindo a confiança dessas pessoas.

A confiança como base para o boca-a-boca

Isso significa que seus funcionários precisam confiar em você e, por sua vez, as audiências sociais acabam confiando neles. Assim, as mensagens da sua empresa vai cumprir o círculo completo.

Mas, se considerarmos a implementação de uma estratégia de engajamento dos funcionários, não podemos abusar dessa confiança. A defesa da sua empresa pelos funcionários nas mídias sociais (e fora dela) desmorona quando você tenta forçar um público a se envolver.

O sucesso nas mídias sociais é fortemente dependente de autenticidade e carisma, e os canais sociais dos seus representantes nas mídias sociais são únicos.

Você pode incentivar, mas não deve fazer exigências. Isso precisa ser uma livre iniciativa para o funcionário para que tenha sucesso.

Ao mesmo tempo, os gestores precisam ter claras as políticas sobre a defesa em nome da empresa. As mídias sociais podem parecer como uma grande caixa de areia, mas ainda precisam existir algumas orientações sobre como participar do jogo.

Muitas vezes as startups não consideram estratégias de defesa social de seus funcionários, porque pode parecer um paradoxo – para criar visibilidade você precisa alavancar sua visibilidade existente.

Mas como todas as boas estratégias de marketing, deve haver um ponto de ignição. A solução mais simples é criar uma campanha que seja inflamada por seus funcionários.

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As pessoas precisam confiar na sua visão

Seus funcionários acreditam na mesma visão que você, e isso é porque eles são os melhores embaixadores da sua marca.

Compartilhar notícias e conteúdo com as suas redes não é apenas uma validação que ajuda a sua campanha a ganhar escala rapidamente, as suas mensagens precisam estar enraizadas em interesse genuíno.

Este aspecto é extremamente importante, como um recente relatório da Nielsen apontou recentemente, ao descobrir que a família e os amigos são a fonte mais convincente sobre informações de novos produtos.

Além disso, o estudo de caso dos analistas de marketing da MarketShare demonstrou que o boca-a-boca sobre as marcas tem impacto direto sobre as vendas, ampliando o alcance da publicidade e do marketing.

Startups com orçamentos de marketing mínimos podem implementar boca-a-boca para transformar os funcionários em megafones da empresa.

Muitas vezes, essa é uma estratégia que realmente funciona. Os funcionários e parceiros devem ser os primeiros defensores de sua startup. Se você não pode contar com eles, como é que vai ter alguém interessado no que você faz?

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Este artigo foi adaptado do original, “Russ Fradin: Your Employees & Word-of-Mouth Marketing”, do Wall Street Journal.
Disponível em: http://www.jornaldoempreendedor.com.br/