Gerir é trabalhar em equipe

25 de março de 2013

trabalho-em-equipeDesde 2006 registrando insucessos no Brasil, a Achilles Group, multinacional inglesa especializada na gestão de informação de fornecedores, decidiu tomar uma decisão no ano de 2009: ou arranjava um modo da unidade brasileira parar de acumular prejuízos ou seria mais conveniente fechá-la. Para resolver a situação, um gerente chileno foi chamado para analisar a situação da unidade do Brasil pessoalmente e decidir o que fazer com o “pepino brasileiro”.

Na época, contratado pela empresa há três meses, Rodolfo Sandoval, aceitou o desafio e buscou agir em equipe com os brasileiros que estavam na unidade. Surpreendentemente, em cinco meses conquistou a autossuficiência, acumulando seguidas conquistas financeiras no comando da empresa. “Na primeira fase meu foco estava 100% a alcançar resultados junto com a equipe, baseado em processos que nos entregavam ou que estabelecíamos. A equipe com a qual trabalhei, apesar de ser muito jovem, desenvolveu habilidades técnicas e sociais que os transformaram em profissionais muito completos, com muitos conhecimentos em avaliação de empresas”, enaltece.

Rodolfo aponta que o esforço em atender aos clientes de forma adequada permitiu a unidade brasileira contribuir com o faturamento de £54 milhões da Achilles em todo mundo. “Tomamos para nós a responsabilidade de orientar os fornecedores e caso for, de detectar falhas. Para nós, o fornecedor não é “Nosso fornecedor” e sim “Nosso Cliente”, afirma.

Como lição, o líder explica o segredo de seu sucesso à frente da sua equipe: “Os valores das pessoas devem estar alinhados com os valores da empresa. Minha preocupação é desenvolver as pessoas e fazer com que elas tomem decisões e tenham liberdade para inovar”, diz. Seu objetivo? “Ser lembrado como uma pessoa que ajudou seu desenvolvimento pessoal.”

Dicas de Sandoval para gerir a equipe em momentos de crise:

1. Honestidade consigo mesmo e com as pessoas: Não adianta fingir que está tudo bem, temos que reconhecer os problemas, os riscos e encará-los com a melhor disposição;
  2. Comunicação: Deve ser clara, transparente e constante. A comunicação não é somente uma ação, é um processo onde o comunicador deve garantir que a mensagem foi recepcionada corretamente;
  3. Foco: Enfrentar os problemas como desafios e priorizando os assuntos que agregam valor à solução dos problemas, equilibrando soluções de impacto imediato com soluções de médio prazo.
  4. Objetivos claros, exigentes e conseguíveis: Os objetivos geram motivação, porém, quando mal definidos, geram frustração e desconfiança. Os objetivos da equipe devem ser definidos como parte da estratégia de RH da empresa.
  5. Regras claras: Devemos seguir uma linha de trabalho constante e todos os membros da equipe além de conhecer seus objetivos, devem conhecer e aceitar seus direitos e deveres. Normalmente os problemas não nos causam grande impacto, estão presentes no dia a dia e estamos para solucioná-los, o que nos impacta sempre são as surpresas. Sem regras claras passamos a ter surpresas constantes que impactam negativamente no desempenho.
  6. Sempre dizer a verdade: A confiança é fundamental. As más notícias devem ser ditas em forma imediata e sem ocultar detalhes. Todos cometemos erros, porém devemos ter a confiança na equipe para compartilhar o erro e solucioná-lo em conjunto.
  7. Festejar os sucessos: Os sucessos são o resultado de um trabalho árduo, de ideias inovadoras e trabalho em equipe, postanto devem ser festejados e lembrados.
  8. Analisar os fracassos: Trabalhamos para reduzir a zero os fracassos. Quando eles acontecem os analisamos e discutimos para revertê-los ou quando não é possível, evitar que voltem a acontecer. Nunca se deve esquecer um fracasso.
  9. Valorizar a Equipe: As oportunidades são dadas em primeiro lugar para as pessoas que formam parte da equipe. Sempre é necessário incorporar novas pessoas nos processos de crescimento, mas sempre devemos conhecer as habilidades de nossos colegas, fazer transparecer as suas fraquezas para ajudá-los a crescer.
  10. Compartilhar os valores da empresa: Nada do que foi citado anteriormente é possível sem que todos compartilhem os mesmos valores. Temos conhecimentos e experiências diferentes, porém os valores são os mesmos. Os principais são:

Foco no cliente: O dinheiro é consequência do trabalho e nosso trabalho é satisfazer necessidades. O cliente sempre está em primeiro lugar;

Paixão: Gostamos do que fazemos;

Inovação: Sempre criamos soluções inovadoras que nos ajudam a dar um melhor serviço e crescer;

Trabalho em equipe: Confiamos um nos outros e sabemos que nossos colegas dão o melhor de si;

Colaboração e proatividade: Não nos conformamos com que o nosso trabalho seja o melhor. Trabalhamos para que o trabalho da empresa esteja nesse padrão.

Abraço e até a próxima semana.

Karina Magolbo
Editora da Revista Liderança