Toda pessoa que queira alcançar sucesso na sua vida, no lado pessoal e no profissional, tem de administrar as diversas atividades que tem no dia a dia.
Mas só dá para ser bem-sucedido em todos os aspectos se você administrar bem o seu tempo.
Afinal, o dia só tem 24 horas e você tem que usá-las com sabedoria. Veja algumas dicas para usar bem o seu tempo e aumentar as suas chances de obter sucesso:
1. Livre-se dos ladrões do tempo
O principal “ladrão de tempo” da atualidade é o computador conectado na internet: chats, redes sociais, skype, messengers, curiosidades… Tudo isso tira sua atenção, sabota seu foco e dificulta a realização de tarefas e outras atividades importantes.
Por isso, habitue-se a desconectar-se da internet sempre que estiver envolvido em alguma atividade específica (que não dependa dela).
Reserve um tempo no seu dia para cuidar dos seus e-mails e relacionamentos, mas não permaneça 100% do tempo conectado, a não ser que a internet seja a sua ferramenta de trabalho.
2. Descarregue o seu cérebro
Uma das coisas que destrói a produtividade é ter excesso de tarefas e projetos ocupando seu cérebro ao mesmo tempo.
A solução é fazer um “download”, ou seja, esvaziar seu cérebro e transferir tudo para uma lista escrita, todas as noites.
Dessa forma, essas preocupações “desocupam seu cérebro”, permitem que você descanse, sabendo que as coisas estão lá, seguras, e não serão esquecidas.
Você vai dormir melhor e estar mais preparado para o dia seguinte.
3. Organize suas pendências
Ao acordar, organize a lista da noite anterior: estabeleça prioridades, distribua as tarefas e planeje o dia, sempre acompanhado da sua lista de pendências.
Depois execute o que planejou, uma coisa de cada vez.
4. Crie rituais
Criar rituais faz com que você determine como será o seu dia.
Os rituais devem ser praticados ao acordar e antes de dormir.
Fazendo tudo na mesma ordem (por exemplo: alimentação, banho, alguma prática espiritual), você determina como será seu dia antes de começar a “batalha diária”.
E não tem de se desgastar pensando no que vai fazer a seguir.
5. Trabalhe em blocos de tempo
Quem faz tudo ao mesmo tempo não faz nada em tempo nenhum.
Quando tiver algo para fazer, estabeleça o tempo (30 minutos, 40 minutos, 1 hora), desligue tudo e se concentre fazendo só essa única tarefa.
Depois dela concluída, consulte então a sua agenda e parta para o próximo compromisso. Uma coisa de cada vez, cada coisa na sua vez.
Agora, pare por uns instantes e avalie como você lida com o seu tempo e o quanto pode estar perdendo em produtividade, e em lazer também, por não ter um método bom para trabalhar e para atender seus compromissos.
Explore mais esses conceitos e treine bastante essas práticas.
Além de conseguir uma vida mais tranquila e equilibrada, você estará construindo uma carreira de sucesso como você jamais pensou ser possível.
Lembre-se: organize-se, elimine os ladrões de tempo, faça uma coisa de cada vez e cada coisa na sua vez!
Fonte: Pedra da Sorte