7 Comportamentos que os profissionais devem evitar no trabalho

26 de março de 2013

Conseguir um emprego não é tarefa fácil, mas mantê-lo pode ser mais difícil ainda. Essa matéria traz 7 comportamentos que podem acabar com o seu sucesso profissional. Confira!

Tratar seus superiores de igual para igual

Muitas pessoas passam mais tempo no trabalho do que em casa. Passar de 6 a 10 horas diárias com os colegas de trabalho pode dar uma falsa impressão de intimidade familiar e esse é um dos maiores perigos que um profissional pode correr. Existem alguns comportamentos que devem ser evitadas no local de trabalho, tais como fofocas, falta de postura, entre outras. Para conhecer esses e outros comportamentos intoleráveis e que devem ser evitados no local de trabalho conversamos com Alessandro Bender, Mestre em Ciências Cognitivas, especialista em neurociência em projetos de Marketing e Gestão de Pessoas no Brasil e Cíntia Bortotto, formada em psicologia e especialista em recursos humanos.

Esquecer que as pessoas têm emoções

Homens com comportamento explosivo e mulheres que têm TPMs intensas fiquem em alerta: “O descontrole emocional pode destruir uma carreira”, diz Alessandro Bender . A grande maioria das pessoas é movida pelas emoções, quando você desconta suas frustrações em alguém, essa pessoa pode revidar. Nesse caso o diálogo é a melhor forma resolver as crises. Não projetar nos outros suas expectativas nem ser muito exigente consigo mesmo é um bom caminho para uma vida profissional saudável.


Tratar seus superiores de igual para igual

Imagem: Cartunista Alpino

Hierarquia é sempre hierarquia. Além dos superiores por cargo, ainda existem as pessoas são importantes para manter o seu emprego e que devem ser tratadas com a maior formalidade possível. Toda organização tem uma rede de relacionamentos que precisa ser observada. “É necessária atenção aos indivíduos Beta, que obtém privilégios a partir de contatos com os indivíduos Alpha. Uma pessoa Beta pode prejudicar mais a sua carreira que uma pessoa Alpha, fique atento à rede de relacionamentos dos profissionais Beta para não correr o risco de ter problemas”, complementa o consultor Alessandro Bender. Você não precisa ter medo dos seus superiores. Tenha com ele conversas francas, olhos nos olhos. Mantenha sempre o tom da voz amigável e o aperto de mão firme. Dessa forma você demonstrará segurança. Seja um bom funcionário, tome iniciativas em projetos e faça sugestões em reuniões. Demonstre liderança e não se acomode, pois você pode ir mais longe.

Menosprezar o seu trabalho ou o dos colegas

Imagem: Cartunista Alpino
Segundo Alessandro, trabalhar e aparentar que faz com facilidade tudo o que é demandado pode se tornar uma “faca de dois gumes”. Seus colegas e superiores devem saber do seu esforço e dedicação para valorizá-lo. Embora o reverso dessa moeda também deva ser evitado, como fazer papel de sofrimento a cada tarefa delegada a você, também pode ser prejudicial. Não diga também que o trabalho dos outros é moleza e que você faria bem melhor. Evite opinar numa área que não é a sua, não tente discutir o que você não sabe. Se houver um problema administrativo na empresa deixe que o administrativo cuide disso. Ser o “Sr. Sabe Tudo” pode gerar incomodo entre seus colegas e seus superiores.

 

Deixar para amanhã o que dá para fazer hoje

“O principal ponto de avaliação dos gestores é o desempenho. E o não cumprimento de prazos e metas é um dos comportamentos mais inaceitáveis pelo olhar deles”, comenta Cíntia Bortotto. Entregue suas atividades dentro do prazo e não se descuide da qualidade. A falta de comprometimento com as metas e para com a empresa faz do funcionário alguém dispensável e sujeito a uma demissão. Cuide também para não acumular mais tarefas do que você tem capacidade, mantenha os seus objetivos e só ajude os colegas de trabalho se as suas tarefas estiverem cumpridas. Não adianta fazer média e acabar prejudicando o seu serviço.


Não admitir os seus erros

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Ninguém gosta de errar, mas faz parte da vida e todos sabem disto. É comum as pessoas justificarem os seus erros colocando a culpa em terceiros. Assumir a sua responsabilidade e tentar corrigir o que deu errado é o mais certo. A maioria das pessoas fala que a responsabilidade nunca é delas, foi alguém que não entregou o relatório na hora, ou o sistema que estava fora do ar. Assuma os seus erros e tente resolvê-los, em vez de jogar a responsabilidade nos outros.

 

Falar o que vem a cabeça


Você não deve esquecer que está no local de trabalho e que certos comportamentos e atitudes não são bem vistas. Falar o que vem a cabeça, utilizar de certa informalidade excessiva não é adequado. Evite palavras de baixo calão, fofocas sobre a vida dos colegas e até mesmo aquelas brincadeirinhas – de mau gosto – como apelidos pejorativos e que constrangem seus colegas. Um ambiente de trabalho saudável pode ter brincadeiras, mas tome bastante cuidado.

 

Falta de postura

A postura no local de trabalho deve ser muito priorizada. Você deve cuidar da postura como um todo, uma das mais importantes é a coluna ereta, “a não ser que você tenha algum problema na coluna, andar cabisbaixo e olhando para o chão não passa uma boa sensação para seus colegas”, diz Alessandro Bender . Dessa forma parece que você está sempre cansado, desmotivado ou inseguro, entre outras coisas. A postura não está relacionada apenas ao modo como você anda, tem a ver com o seu comportamento em geral. ” Normalmente vemos o uso de palavras de baixo calão ou vestimentas inadequadas, denotando um excesso de informalidade”, afirma Cíntia Bortotto. Tenha muito cuidado com as roupas que você usa, a não ser que seja a “sexta-feira informal” sempre opte por um look mais sóbrio e formal.

Fonte: http://br.financas.yahoo.com/

 

 

 

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