Quero investir, e agora?

1 de abril de 2013

l

Você empreendedor já deve ter se perguntado várias vezes qual é a melhor opção na hora de investir no seu negócio e no seu futuro, e provavelmente ficou tonto com a infinidade de opções que existem hoje no mercado, pensando qual se encaixa melhor na sua situação. Será que vale a pena se aventurar na Bolsa de Valores ou será que é melhor ir guardando dinheiro numa conta poupança? Ao pensar em garantir um futuro tranquilo pensa: será que faço minha contribuição como autônomo no INSS ou aplico numa Previdência Privada?

Quando o assunto é decidir em que e onde aplicar seu dinheiro, você deve ser o ator principal na decisão. Muitos empreendedores acabam cedendo à “sedução” dos gerentes dos bancos que vendem uma série de produtos de investimentos que tem baixa rentabilidade e custos de operação altos, mas tem o sorteio de um carro por mês. Isso é pura enganação. A chance de você juntar o dinheiro para comprar um carro fazendo investimentos mais inteligentes, é muito maior do que você ser sorteado.

O banco também te oferecerá planos fantásticos de Previdência Privada, mas se você precisar do dinheiro antes do tempo, o banco vai comer todos os teus ganhos. Por isso quando você decidir investir seu dinheiro adote sempre uma postura ativa, busque informação e compare as diversas opções que existem, de acordo com seu perfil e objetivos. Não deixe a preguiça pegar você, sem esforço não há ganhos. E deixe também os mitos de lado na hora de pensar em investir:

– Você sabia que existem investimentos tão seguros quanto a poupança que apresentam rentabilidade até 35% superior?
– Sabia que com apenas R$ 100,00 por mês você já pode investir via uma corretora, na Bolsa de Valores, sem precisar do seu banco como intermediário?

Para tomar a melhor decisão na hora de investir você precisa entender as motivações que te levam a investir, ou seja, você quer investir para quê? Quais são teus objetivos com o investimento? Para isso você precisa levar em consideração, no mínimo os seguintes critérios:

a. Prazo: Você precisa definir se você quer investir em algo que te traga retorno rápido (de 1 a 5 anos por exemplo), ou se quer investir no longo prazo, para colher os frutos daqui a 10 ou 20 anos.  Saber o prazo esperado de retorno faz toda a diferença na hora de decidir.

Se teu objetivo é fazer um dinheiro render para que você possa utilizar logo, o melhor são os Fundos de Renda Fixa CDI, ou no Tesouro Direto (https://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto), que nada mais é do que um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas, desenvolvido pelo Tesouro Nacional, atualmente uma das melhores opções de investimento com baixo risco.

Agora, se seu objetivo for o longo prazo, e você tem certeza absoluta que não irá precisar recorrer a esse recurso em nenhum momento, opte por investir em uma carteira diversificada na Bolsa de Valores, via seu banco, ou via Corretores especializados; ou procure um bom Plano de Previdência Privada caso seu objetivo seja um rendimento mensal seguro lá na frente. Saiba que no longo prazo a Bolsa é certamente um investimento de risco, mas sabendo usar, com pesquisa e acompanhamento, pode tornar-se seguro e com rentabilidade muito maior. Já a Previdência te oferece praticamente um risco zero, porém, pouca flexibilidade e uma rentabilidade menor.

b. Risco: Outro fator extremamente importante a se considerar é o quanto você está disposto a arriscar seu dinheiro.

Se você está disposto a entrar em um investimento de risco, e você já é empreendedor; que melhor investimento do que investir em você mesmo? É isso mesmo. Teu próprio empreendimento é um dos teus maiores e mais valiosos ativos; injetar capital em inovação, crescimento, modernização são sempre investimentos de risco, porém de grande retorno. O fato de você ser o próprio administrador deste investimento já é uma grande vantagem.

Você também pode investir em outras empresas, ou mesmo entrar na Bolsa de Valores com o olhar de curto prazo. Porém neste caso saiba que precisará reservar um bom tempo do seu dia para acompanhar este tipo de investimentos. Alta dedicação, alto risco e alto retorno.

c. Objetivos: Se ainda restaram dúvidas na hora de escolher, leve em consideração o porque e para quê você está querendo investir.

Quando a resposta for para gerar mais dinheiro, ou seja, obter retorno sobre o investimento, ai você pode levar em consideração investimento em empresas, ampliação do teu negócio, Bolsa de Valores, entre outros. Lembrando que de um jeito ou de outro estas opções te exigirão mais tempo e dedicação, mas teu retorno certamente será maior. Porém, se teu objetivo não é levantar uma grande quantidade de recursos a curto prazo e não quer assumir investimentos de risco ou não tem tempo de se dedicar a eles, o melhor é procurar os investimentos de baixo risco. Neste caso, você deve optar pelos Fundos de Renda Fixa CDI, Poupança, Tesouro Direto, Previdência Privada, entre outros similares. E neste tipo de investimento o risco é quase zero, a rentabilidade é menor, mas também exige uma dedicação menor.

Se você colocar tudo na balança e dedicar um pouco mais de tempo a fazer uma boa pesquisa e comparação de opções de investimento, você certamente fará escolhas melhores e mais rentáveis. Fuja dos produtos prontos e cheios de taxas por todos os lados. Lembre-se que quem manda no seu dinheiro é você!

Por Lina Useche

Lina Useche é co-fundadora e diretora executiva da Aliança Empreendedora, organização que desenvolve projetos de apoio a microempreendedores e também desenha e implementa  negócios inclusivos com grandes empresas no Brasil.

Fonte: Revista Dirigente Lojista
Imagem: dicasdeinvestimento.com