Dicionário Financeiro

2 de abril de 2013

destaqueDicionario-450x234

Abertura de Capital
Processo de democratização do Capital Social de uma empresa, cujas ações pertencem a um determinado número de acionistas. Considera-se de capital aberto a companhia que tem os valores mobiliários de sua emissão admitidos à negociação em bolsa ou no mercado de balcão.

Ação
Título representativo de uma fração do capital social de uma companhia. Conforme a natureza dos direitos ou vantagens que confiram a seus titulares, podem ser nominativas

Ação nominativa
Ação que identifica o nome de seu proprietário, que é registrado no Livro de Registro de Ações Nominativas da empresa.

Ação ordinária
Tipo de ação que dá direito a voto nas decisões que afetam a empresa.

Ação preferencial
Papel que dá prioridade no recebimento de dividendos. Na extinção da empresa, os acionistas preferenciais também recebem antes a restituição do capital.

Accomodation bill
Letra de câmbio a favor. O mesmo que accomodation note.

Acionista
Aquele que possui ações de uma Socidade Anônima.

Alavancagem
É uma estratégia de gestão de fundos. Consiste em investir mais recursos que estão disponíveis para aumentar seu lucro, o que amplia os riscos da operação. O termo também serve para empresas e significa que ela está endividada. No mercado financeiro se utiliza a expressão financial leverage — o equivalente a alavancagem em inglês.

ABAMEC
Associação Brasileira de Mercado de Capitais. É uma associação sem fins lucrativos que congrega analistas do mercado de capitais.

ABDE
Associação Brasileira de Bancos de Desenvolvimento

ACREFI
Associação das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento. Tem o objetivo de congregar as empresas do setor, desenvolver treinamentos, programar e realizar cursos, seminários, palestras, simpósios, debates e congressos em diversas áreas empresariais.

Aforo
Capacidade. Em alguns países da América Latina, é o valor base para as mercadorias sujeitas à imposto de importação.

Ágio
Diferença positiva entre o valor pago e o valor nominal do título.

Agreement
Acordo, contrato.

Amortização
Redução gradual do valor nominal da dívida, sem contar os juros, por meio de pagamentos periódicos combinandos entre o credor e o devedor.

Âncora Cambial
Instrumento de política econômica utilizado para estabilizar o valor de uma moeda fixando seu valor na taxa cambial. É empregado nos casos de inflação acelerada em conjunto com outras políticas para estabilizar preços e controlar a desvalorização da moeda nacional.

B-

Blue chip
Também chamadas de primeira linha, são ações de empresas tradicionais, negociadas com freqüência nos pregões e que mantêm uma valorização no longo prazo. É um jargão do pôquer, que chama dessa forma as fichas mais valiosas do jogo.

BRIC
Expressão criada pelo banco Goldman Sachs e representa as iniciais dos países emergentes que são promessas econômicas do século 21: Brasil, Rússia, Índia e China.

C-

Commodities
Traduzindo do inglês, mercadorias: indica o tipo de produto, normalmente agrícola ou mineral, negociado em bolsas de futuros, como a BM&F. São produtos com grande importância econômica internacional, cujo interesse de negociação extrapola as fronteiras do país, como café, petróleo, soja, algodão e açúcar.

D-

DCTF
Declaração de Contribuições e Tributos Federais

Deal
Negócios, transação.

Debênture

Títulos emitidos por uma empresa. As empresas vendem papéis para ter dinheiro em caixa para poder realizar seus projetos. Quem compra esses papéis vai ganhar uma taxa de juros. Quando você compra uma debênture, você é um credor da companhia. Já quando você compra uma ação, você é um sócio da empresa.

Deflação
É a variação negativa dos preços da economia. Significa a produção e o consumo descrescentes de bens e serviços produzidos em um país.

Depressão
Situação de grave crise econômica, em que o crédito desaparece, o desemprego explode, as falências se multiplicam, o comércio internacional e o investimento encolhem e as moedas se desvalorizam por longos períodos. Uma depressão é uma forma grave de recessão.

Derivativos
São os valores mobiliários cujos valores e características de negociação estão ligados aos ativos que lhes servem de referência, ou seja, são instrumentos financeiros que derivam de outros instrumentos financeiros mais básicos. As estratégias mais utilizadas definem um ganho pequeno com risco limitado (apostas que adicionam rentabilidade mas com baixo risco de perda).

Deságio
Diferença negativa entre o valor nominal e o preço de compra de um título de crédito.

Dividendos
A parcela de lucro das empresas de capital aberto distribuída entre os acionistas.

Consulte mais aqui.

Fonte: http://vocesa.abril.com.br