Os clientes não sabem o que querem do seu produto

3 de abril de 2013

Entenda como a sua empresa pode usar o conhecimento que detém para se conectar ao seu cliente e criar diferencial competitivo

O conhecimento está morto. Você já ouviu essa frase?

Ela é um meme que está ganhando espaço em alguns círculos de marqueteiros. Isso acontece periodicamente, quando os avanços tecnológicos de facilitar o acesso à informação estão mais fáceis, mais rápido e menos dispendioso do que alguns anos atrás.

Essa concepção cria um tipo de angústia existencial na indústria: qual é o ponto em que a experiência prevalece, sendo que qualquer um pode ser como um especialista?

Qualquer pergunta pode ser respondida com uma rápida pesquisa na internet. Não precisamos saber de nada. Afinal, nós temos o Google.

Bem, aqui vai uma boa notícia: o conhecimento não está morto. Muito menos doente. O conhecimento está apenas, sendo mal entendido.

Sim, nós temos o Google. Que ótimo

Temos o Google. A internet realmente está aí, com toda a sua glória e esquizofrenia, cheia de pontos e dados que podem ou não serem reais e verdadeiros, que serão retornados para você quando alguém faz uma busca.

Mas, os relatos da morte do conhecimento são totalmente prematuros e desinformados.

A prova dos 9: uma busca na internet pelo termo “como curar o câncer” irá retornar a você como resultado na primeira página um site que promete que a cura pode ser encontrada na sua cozinha: o bicarbonato de sódio.

Será que este conhecimento significa que você está pronto para seguir em frente e começar a curar pessoas? Você se transformou em um especialista na cura do câncer? Muito provavelmente não.

O conhecimento não é o acúmulo de dados e informações. O conhecimento é a capacidade de julgar as informações que você encontra pelo caminho.

Quando você está bem informado sobre um assunto, você possui alguma referência que é formada pela sua experiência e educação.

Conhecimento é o maior poder e diferencial que a sua empresa pode ter.
Conhecimento é o maior poder e diferencial que a sua empresa pode ter.

Como usar o conhecimento para se conectar com seu cliente

Conhecimento aplicado é conhecimento vivo

Como empreendedor, o seu conhecimento sobre aquilo que você faz é maior do que o conhecimento do seu cliente sobre o que você faz. Esta é a sua vantagem sobre ele.

A paisagem digital pode ser inundada com muita informação, mas não está embalada com o conhecimento. Você tem que usar isso a seu favor. Este conceito precisa estar à frente da sua estratégia de marketing.

Por exemplo, se você é webdesigner, você sabe que seus clientes podem sair e pesquisarem na internet para saber como se constrói um site. Eles vão encontrar um monte de informações lá fora, passando de HTML, por CSS, codificação, sistemas de CMS, mobilidade, e outros dados técnicos que, vai deixar claro para ele que ele precisa de ajuda para compreender tudo isso.

A implementação dessa abordagem para usar o conhecimento a favor das relações comerciais significa entender e seguir a seguinte estrutura:

#1. Esteja 100% comprometido

Antes de começar a utilizar o conhecimento como estratégia, você precisa ter certeza de que acredita nela. Ninguém pode ser pego se preocupando pelo fato de seus concorrentes estarão aprendendo com seu conhecimento.

Você precisa estar completamente confiante do conhecimento e experiência da sua empresa para que isso sirva de diferencial competitivo.

#2. Torne-se detalhista

Sua presença online deve estabelecer claramente que você conhece os fatos – e isso não é apenas coincidência – mas sim os elementos mais valiosos que são altamente relevantes para os clientes.

Conte uma história que ninguém esteja contando.

Esta é a sua chance de demonstrar que você entende quem são seus clientes e o que é realmente importante para eles.

Você precisa ser visto como especialista para liderar mudanças dentro do cliente.
Você precisa ser visto como especialista para liderar mudanças dentro do cliente.

#3. As pessoas não sabem que não sabem

Quando você começa a responder as perguntas de seus clientes ates que eles saibam que tinham essas perguntas, isso acaba soando como uma poderosa e convincente técnica de vendas.

Não basta dar às pessoas fatos. Elas precisam de fatos que realmente interessam a elas.

Por exemplo, o artigo mais lido de um blog de uma empresa de turismo e aventura não é um destino exótico, como muitos podem pensar.

Ao contrário, é um guia para viagens internacionais para pais que vão levar seus filhos pequenos. Esta empresa de viagens entendeu que seus clientes estavam saindo do país eram aventureiros de primeira viagem.

Eles usaram seu conhecimento especializado sobre viagens com crianças para educar e criar público para o seu serviço.

O conhecimento que se torna útil para o seu cliente é o que está – e sempre vai continuar – vivo. E ele é de grande valia no momento de ajudar a criar bases para construir o seu negócio e reputação, além de ser um excelente diferencial competitivo.

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Este artigo foi adaptado do original, “How to Use Knowledge to Connect Your Customer”, do Small Biz Trends.

Por

Disponível em: http://www.jornaldoempreendedor.com.br