5 dicas para manter o foco

5 de abril de 2013
FocoAs pessoas são bombardeadas, a todo momento, com informações, ligações, e-mails, mensagens instantâneas, entre outras interrupções. Cada vez mais está difícil manter a concentração no trabalho.
Existe até uma definição para isso: “A Economia da Distração”. O termo foi inventado pelos autores Thomas H. Davenport e J. C. Beck, que identificaram um distúrbio comum entre as pessoas. No início, mais usada para avaliar o comportamento de consumo. Agora, a análise é possível ser aplicada também nos ambientes empresariais.
Segundo a consultoria Workplace Options, as empresas norteamericanas chegaram a perder cerca de U$ 650 bilhões (dólares) por ano devido às distrações de seus colaboradores.
Sem dúvida, precisamos de um novo senso de disciplina para nos impedir do afogamento em distrações. Matt Richtel, recentemente, escreveu um artigo para o ‘The New York Times’ e classificou as cinco maneiras de manter o foco. As dicas valem tanto para estratégias de posicionamento de mercado das organizações como para o comportamento de cada um dos funcionários de pequenas, médias e grandes empresas.
Confira:
1 – Concentre-se no ponto A
É preciso, primeiramente, ter metas e procurar atingir resultado naquilo que é importante para o momento. A autora explica que é necessário manter uma forte concentração no ponto A. Só depois, então, poderemos conquistar nosso caminho para onde queremos estar. Isso vale, na verdade, tanto para as suas tarefas diárias quanto para os seus objetivos profissionais.
2 – Mantenha-se no ‘nível da rua’
Agora não é o momento para mirar muito alto, nem é o tempo de olhar para muito longe. O ambiente de negócios global está em fluxo de mudanças e precisamos ser intensamente atentos. Para ilustrar, a autora tem uma metáfora: mantenha um olhar firme sobre o caminho e se mantenha no ‘nível da rua’ para superar as curvas ao longo do trajeto.
3 – Seja ágil
Agilidade não é mais uma escolha, é uma necessidade de mercado. Por isso, novas tarefas, mudanças organizacionais, metas, entre outros fatores podem se acumular e a sua atenção se comprometer. Seja pragmático nas entregas.
4 – Atenção para abundância
A pressão é grande para se conseguir o crescimento dos resultados, conquistar novos clientes e aumentar os lucros. Mas, para Richtel, a tecnologia pode ajudar na organização das múltiplas atividades e conseguir resultados sustentáveis.
5 – Supere o difícil
“Temos de navegar através da tempestade”, incentiva Richtel. É preciso ter um impulso-extra para superar os desafios e garantir ótimos resultados. Procure ser intuitivo e contra-intituitivo e ‘supere rotas desconhecidas’.
Matt Richtel ocupa o cargo de CEO da HCL Technologies e é autora do livro “Employees First, Customers Second: Turning Conventional Management Upside Down” (Harvard Business Press, June 2010).
Fonte: http://www.vocecommaistempo.com.br