5 dicas de mobile marketing

29 de abril de 2013

Do design da página à integração de canais, confira as melhores formas de engajar o consumidor em tablets e smartphones

mobile

De acordo com previsões da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o mercado brasileiro de vendas pelo celular deverá movimentar cerca de R$ 2 bilhões até o fim do ano. Para marcar presença na tela de tablets e smartphones do consumidor, é importante traçar um plano de marketing específico para esses canais. Nas dicas abaixo, Nuno Machado, CEO da agência YDigital, ensina como criar estratégias de comunicação eficientes para o mercado mobile.

1 – Facilite a resposta
Menos é mais. A publicidade mobile deve ter um chamado à ação direto e demandar esforços mínimos do usuário. Formulários que só pedem informações de e-mail e CEP têm mais chances de serem preenchidos do que aqueles listas extensas de preferência.

2 – Ajuste para o dispositivo
Cada usuário se comporta de maneira diferente. Donos de BlackBerry tendem a não gostar de games, por exemplo. Entender como diferentes consumidores interagem com sua marca – a partir de cada dispositivo – pode ajudar a melhorar a eficiência de anúncios mobile.

3 – Invista no social
Redes sociais como o Facebook são ótimas ferramenta para complementar estratégias de publicidade mobile. Uma fan page pode ser usada para impulsionar vendas com ofertas sazonais e atualizações de produtos.

4 – Ajuste o design
A tela reduzida de tablets e smartphones precisa ter uma navegação mais básica e priorizar as funcionalidades mais importantes. Além disso, a conversão de vendas deve ser feita diretamente na plataforma da empresa – em vez de mandar o consumidor a uma ferramenta externa de pagamento.

5 – Integre os canais
Uma das melhores maneiras de garantir o sucesso de uma campanha de mobile marketing é a integração com outros canais, como televisão e mídias impressas.

Fonte: http://revistapegn.globo.com
Imagem: marketing.anchormobile.net