Falando com a sua família sobre dinheiro

30 de abril de 2013

14_0_0As famílias falam de vários tipos de coisa, mas as conversas sobre como lidar com o dinheiro geralmente não estão entre os principais tópicos. Com ou sem filhos, é muito importante manter conversas abertas e freqüentes a respeito dos desejos, necessidades, metas financeiras e caminhos para alcançar essas metas com cada membro da família. Essas conversas são especialmente importantes quando os interesses, prioridades e poder aquisitivo da família mudam ao longo dos anos.
Embora seja uma medida inteligente, em termos gerais, manter certa independência financeira entre cônjuges num relacionamento, eles também precisam ter metas e planos financeiros compartilhados e saber de onde vem e para aonde vai o dinheiro da família. Mantendo as linhas de comunicação abertas, você garante que as finanças da família sejam justas e reduz a tensão acerca de possíveis temas relacionados ao dinheiro.
 
Como ajudar?
Seguem abaixo alguns conselhos sobre como se comunicar sobre a administração de dinheiro entre os adultos de sua família.

  • Especifique um horário para falar sobre assuntos relacionados a dinheiro.
  • Garanta que todos estão com o tempo e a energia de que precisam para tratar de cada um dos temas e situações financeiras. Se uma pessoa estiver cansada ou doente, transfira a conversa para outro dia.
  • Converse separadamente a respeito de mudanças no trabalho ou rendimentos de uma das partes.
  • Crie incentivos para falar sobre qualquer assunto financeiro, como a necessidade de pedir dinheiro emprestado.
  • Elimine qualquer distração como televisores, telefones, etc. quando falarem sobre dinheiro.
  • Mantenha-se informado freqüentemente sobre os bens e gastos individuais e sobre qualquer mudança para evitar surpresas.
  • Observe cuidadosamente sua situação financeira, criando e seguindo um plano para manter a sua prosperidade.

Seja positivo e construtivo na hora de resolver qualquer problema.   Evite culpar a si mesmo ou aos outros por diferentes atitudes financeiras ou problemas que possam surgir.

 Fonte:  http://www.consumidorconsciente.org