Franquias faturam R$ 344 bi na Bahia

2 de maio de 2013

dinheiroFranquias instaladas na Bahia tiveram um faturamento global de R$ 344 bilhões em 2012. Este movimento representa um incremento de 3,9% referente aos R$ 331 bilhões verificados em 2011, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). As facilidades de um sistema de venda de licença de marca ou patente, na qual o franqueado tem o direito de comercializar os mesmos serviços ou produtos oferecidos por uma empresa já existente, além do acesso à infraestrutura e conhecimentos adquiridos pelo franqueador, tem sido um grande atrativo para novos empreendedores.

Segundo a ABF, 14,4% das franquias brasileiras estão no Nordeste. Os setores de investimento são os mais diversos. Com destaque para a Bahia, que no ano passado teve 450 unidades próprias franqueadas, um crescimento de 4,9% comparado a 2011. Por conta destes resultados, os empreendedores baianos têm sido foco de novas franquias.

O empresário paulista Gustavo Freitas é um desses investidores. Com uma experiência de mais de 20 anos no segmento, há um ano, ele e seu sócio escolheram o franchising para expandir o negócio para outras regiões, tendo a Bahia como principal alvo. “A Bahia é o estado economicamente mais importante da região Nordeste. É um dos polos econômicos do país. A região é fundamental para o crescimento de uma rede de franquias, pois existe demanda de público e diversas cidades com potencial para expansão de uma marca”, justificou.

De acordo com Freitas, apesar do pouco tempo no segmento, os resultados têm sido satisfatórios. Em apenas seis meses, 30 franquias já foram vendidas. É uma média de cinco unidades por mês, segundo ele. “Já mapeamos a região e cidades como Salvador, Vitória da Conquista, Feira da Santana, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro e Jequié, além das menores, localizadas mais para o interior, também estão em nossa rota”, completa o empresário. O investimento inicial para Home Based (escritório em casa) é de R$ 30 mil. O valor investido inclui despesas com equipamentos, marketing, assessoria jurídica, publicidades, dentre outras vantagens. Já a loja física, o investimento total é de R$ R$ 58 mil.

A região Nordeste chama atenção dos empresários por conta do rápido crescimento econômico e comercial. Só em 2011 o progresso do setor foi de 16,9%, com faturamento de R$ 88,8 bilhões, segundo a ABF. E enquanto o setor de franchising cresceu 15% nos últimos três anos em todo o país, a região Nordeste aumentou sua participação em 32%. Afora isso, a mesma fonte estima que o custo de abertura de uma unidade franqueada no Nordeste pode ser entre 10% e 25% mais baixo em relação às regiões Sul e Sudeste.

Vantagens do negócio

Um exemplo de sucesso no franchising baiano é a D’pil – rede do ramo de estética pioneira no tratamento de fotodepilação (que mapeia o local antes de proceder a depilação). O empresário Gabriel Hereda conta que abriu sua primeira unidade, no Caminho das Árvores, em fevereiro de 2011, e com apenas três meses de funcionamento, já contava com uma média de 300 clientes. “Recuperei meu investimento inicial em apenas três meses, isso é praticamente impossível quando se investe no negócio próprio”, comenta o empresário.

De acordo com Hereda, no ano de 2012 a média de atendimentos se manteve, mas já no início deste ano o número pulou de 300 para 600 clientes, dobrando o faturamento da rede e possibilitando o investimento em mais duas salas de atendimento. “Hoje, além do serviço de fotodepilação, já oferecemos o de redução de medidas e estamos em negociação para começar a oferecer os tratamentos faciais da D’pil”, finaliza o empresário.

Incentivos e cuidados

De acordo com a coordenadora da Unidade de Acesso a Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae, Suely de Paula, no mercado de franquias existem vantagens para ambos os lados. O franqueador ganha com a oportunidade de ampliar sua marca no mercado. Já o novo empreendedor absorve mais clientes com o normal de uma marca consolidada, evitando os riscos financeiros de iniciar um novo negócio.

No entanto, a coordenadora destaca que apesar da ascensão na região Nordeste, a Bahia ainda tem muito a fazer para se igualar ao sistema de franquia do Sudeste. Ela aponta os shopping centers como aposta de crescimento de lojas franqueadas na capital. Outra promessa apontada pela coordenadora são as agências de serviços domésticos conhecidas como maridos de aluguéis liderando o topo das franquias na região Nordeste.

Os cursos de línguas, alimentos, moda, informática e saúde também lideram o ranking. “O Brasil está no centro das atenções do mundo. A crise na Europa tem fomentado investimentos no país, e as franquias chegam com todo vapor. No entanto, é preciso tomar muito cuidados na hora de investir, para não ter sérios problemas no futuro”, orienta a coordenadora .

Ter o próprio negócio é, sem sombra de dúvidas, o maior sonho dos brasileiros, porem vale a pena ficar atento a alguns cuidados na hora de investir em uma franquia. Para isso a coordenadora do Sebrae orienta que o novo empreendedor se certifique da sua identificação com o produto antes de qualquer coisa. Todas as despesas devem ser colocadas no papel. E o principal, verifique se a franquia é idônea e leia com bastante atenção os contratos antes de assinar.

Fonte: Tribuna da Bahia