Não envie email marketing antes de responder essas 9 perguntas

3 de maio de 2013

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Você está acostumado a enviar e-mail marketing? Se você já vem fazendo isso há um tempo, você está no piloto automático? Escrever, publicar, enviar.

E se você é novo nisso, está um pouco inseguro sobre como ir de ‘eu quero fazer e-mail marketing’ para: ‘isso sim foi uma campanha de sucesso’?

Independente se é sua primeira vez ou o milésimo envio de um e-mail marketing, existem pontos para se pensar antes de enviar.

Portanto, antes de apertar o botão ‘enviar’ e riscar essa tarefa de sua lista, tenha um tempo para perguntar a si mesmo sobre os itens a seguir:

1. Por que estou enviando esse e-mail?

O e-mail marketing é o resultado da decisão do que você quer dizer, por que você quer dizer e quem deveria ouvir.

Tão importante quanto isso é ser coerente com o seu e-mail marketing. E isso significa enviar regularmente e não as vezes ou quando você pensa em algo inteligente para dizer. É importante ter um porquê para cada e-mail que você envia.

Se você decidiu enviar campanhas semanais e a única razão pela qual você faz isso é: ‘Porque eu disse que eu iria fazê-lo uma vez por semana’, então pare, não aperte o botão enviar e pense!

Você pode querer vender um produto. Ou que as pessoas saibam sobre o seu próximo webinar. Você pode querer compartilhar idéias ou um novo post com algumas informações que seus clientes precisam saber.

Seja qual for o motivo, pense nisso, não só antes de apertar o botão enviar, mas antes de compor o e-mail. Isso irá guiá-lo sobre como você deve criar o conteúdo e irá manter seu marketing focado em um objetivo para que você possa se perguntar …

2. Estou enviando para os clientes certos?

Você pode ter uma lista, mas isso não significa que você precisa enviar todos os e-mails para todo mundo. Na verdade, se você está fazendo um marketing inteligente, então você provavelmente não fará isso.

Você pode segmentar sua lista por informações geográficas. Ou interesses. Ou seu relacionamento com a pessoa (isso pode ser chamado de ‘lugar no funil’). Na verdade existem muitas opções declarativas e comportamentais para se aplicar na segmentação.

Seu uma operadora de TV a cabo irá fazer manutenção em sua rede em São Paulo e quer enviar um e-mail aos seus clientes informando isso, não fará o menor sentido enviar para as pessoas do Rio de Janeiro ou do Amazonas.

Mesmo que você tenha uma lista pequena, não tenha medo de segmentar grupo de pessoas. Por que não enviar um e-mail marketing para uma única pessoa, se você tem aquele produto que você sabe que ela irá amar? Parece loucura, eu sei.

Muitas pessoas pensam: ‘Minha lista é muito pequena. Eu não posso dividi-la.’

Claro que você pode. Tudo se resume à primeira pergunta, e é por isso que você está enviando o e-mail em primeiro lugar. Às vezes você pode ter ofertas, idéias ou informações que sejam relevantes para apenas algumas pessoas. Melhor enviar esse e-mail para poucos, mas relevantes, do que muitos, sem interesse. Você também terá menos descadastros dessa forma.

3. Estou agregando valor ou apenas cumprindo a programação?

Esse é um complemento às duas primeiras perguntas. Mas vai além do que saber porque e quem, mas se há algum valor real no seu e-mail.

Você está simplesmente repetindo uma oferta ou enviando informações genéricas pensando apenas na primeira pergunta? Ou você encontrou uma maneira de tornar o conteúdo relevante para seus leitores, algo que lhes dá um benefício?

Marketing não é focar em você. Claro, é sobre a obtenção de sua mensagem, produto ou serviço lá fora, e geração de negócios.

Mas quando um e-mail marketing atinge a caixa de entrada do seu cliente, ele tem que ser 100% sobre eles e o valor que você está fornecendo.

Recebo muitos e-mails de empresas que repetem a mesma oferta mais e mais. Esse mês há uma promoção no Submarino. Eu sei disso, porque eu recebi uma dúzia de e-mails lembrando-me que há uma promoção. Isso não é valor. É só bater na minha cabeça com uma oferta, no caso de eu ser burro demais para lembrar se já comprei ou não nesse período de oferta.

4. Minha linha de assunto fará as pessoas abrirem o e-mail?

Pouco importa o quão fantástico é seu e-mail se ninguém se preocupa em abrir.

Alguém pode querer receber seu e-mail, mas não irá ler se estiver ocupado, se sua caixa de entrada estiver muito cheia ou se sua linha de assunto não parecer tão interessante.

A boa notícia é que se você tem um bom ‘porquê’, escrever uma linha de assunto deve ser muito simples. Sej alá o que você quer que as pessoas saibam, diga em sua linha de assunto para que eles tenham uma razão para abrir o e-mail.

Veja aqui mais dicas sobre como escrever uma linha de assunto convincente.

5. Eu incluí um call-to-action?

Você pode querer que as pessoas se inscrevam para seu webinar, mas se você forneceu um link para que pudessem fazê-lo? E um chamativo botão CLIQUE AQUI?

Se você quer que alguém faça algo, você tem que ser muito específico dizendo-lhes o que é e como fazer.

‘Clique aqui para se inscrever’ é um bom começo para esse exemplo.

Se você quer que alguém compre seu livro, não assuma que todos sabem como fazer isso. E não estou supondo que seu público seja estúpido, estou simplesmente dizendo a você sobre a natureza dos seres humanos. Estamos ocupados. Tomamos um monte de decisões em um dia. Estamos cansados, distraídos. Muitas vezes estamos no piloto automático.

Então, da próxima vez que você quiser vender seu livro, inscrever alguém em seu webinar, convidar alguém para um evento ou levá-los a tomar medidas, faça uma declaração clara e objetiva sobre o que a ação é.

6. Meu e-mail é bonito?

‘Bonito’ é subjetivo, então não vamos ficar debatendo se você usou o tom certo de azul ou verde para destacar sua barra lateral.

O que estou falando é se o seu email está bem formatado, de uma forma que é limpo, atraente e fácil para as pessoas lerem.

Você pode enviar e-mails de texto simples e ainda torná-los atraentes se estiver bem formatado com espaço em branco, linhas divisórias e até mesmo com símbolos especiais para destacar partes importantes.

Se estiver enviando um e-mail HTML com tabelas e imagens, é importante que você preste atenção em como você está usando esses elementos para que eles não roubem a atenção do seu leitor em detrimento de seu conteúdo.

Também é importante que as imagens sejam limpas e nítidas. Certifique-se de dimensionar e carregar as imagens corretamente para evitar desastres.

E não use as imagens apenas por usar. As vezes nos sentimos obrigados a super-embelezar, acrescentando mais cor, mais ‘pop’, mais elementos para se olhar.

Mas muita informação visual pode prejudicar seu e-mail e distrair seus leitores, deixando-os sem saber muito bem para onde olhar.

Eles podem até estar tão ocupados olhando para todas as coisas bonitas que perdem o conteúdo principal. Mantenha simples e relevantes para que seu conteúdo importante brilhe.

E se o importante no seu conteúdo é a imagem (talvez você seja um artista, fotógrafo, designer ou até mesmo uma loja de demonstração de produtos), então torne isso o ponto focal e evite longas e prolixas apresentações e explicações.

7. Eu fiz a verificação ortográfica?

Você ficaria surpreso em ver quantas marcas conhecidas enviam milhões de e-mail com erros graves. Revise cuidadosamente seu conteúdo para garantir que ele está 100% correto e sem erros de gramática e grafia.

Se puder, peça a outra pessoa para checar o e-mail, ou componha o conteúdo com antecedência para que você possa ter tempo de revisar com calma.

Você também pode enviar a você mesmo um teste para ver o e-mail em contexto (em sua caixa de entrada). Isso pode ajudá-lo a pegar erros que de outra forma não poderia ter encontrado no seu programa de e-mail.

8. Os links estão funcionando?

Você sabe o que é pior do que não dizer a alguém como se cadastrar em seu webinar?

Dizer como se cadastrar, fornecer um link, mas o link não funciona.

Pode ser trabalhoso, especialmente se o seu e-mail tiver muitos links, mas você precisa clicar e testar cada um. E se você já fez esse trabalho em seu template, então você também precisa testar as ligações auxiliares, como aqueles à sua página de Facebook ou Twitter.

A melhor maneira de testar os links é lhe enviar um teste e clicar em cada link como se você fosse um de seus assinantes.

9. Eu testei o e-mail em diferentes provedores?

Aqui está uma das realidades mais irritantes do e-mail marketing: seu modelo pode parecer incrível no Outlook, mas fica uma porcaria no Hotmail.

Assim como os sites podem parecer diferentes em diferentes navegadores, e-mails podem parecer totalmente diferentes em diferentes provedores ou programas de e-mail.

Se você está enviando e-mails em HTML, então é importante testar seus e-mails em vários provedores e programas para ter certeza de que o que você acha que seus clientes estão vendo é o que eles realmente estão vendo.

Você está pronto para apertar o botão ‘enviar’? Se você perguntou e respondeu a estas perguntas importantes, em seguida, envie com confiança.

Por: Augusto Sorgi
Disponível em: http://www.ecommercebrasil.com.br
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