‘Super promoções’ online: como se dar bem nas compras virtuais

9 de maio de 2013

Hoje, ao abrir a gaveta tive que encarar duas peças novinhas, com as etiquetas, que comprei numa dessas “super-mega-promoções” online. Sim, comprar por impulso, principalmente quando o desconto é tentador, acontece nas melhores famílias!

E tem explicação neurológica: segundo a neurocientista Suzano Herculano-Hozel, em artigo da revista “Mente & Cérebro”, nosso cérebro, diante da oferta de algo que a gente goste, age assim: “face aos preços reduzidos uma parte do cérebro (estriado ventral) diz ‘eu gosto disso’; a outra (córtex pré frontal medial) reforça ‘puxa, custa menos do que eu pagaria normalmente’ e, para completar, uma outra parte do cérebro (córtex orbifrontal) faz coro ‘compra, compra, compra’.” Com todo esse incentivo fica difícil resistir, né?

Resolvi, então, analisar o porquê dessas peças, entre outras compras online bem-sucedidas, estarem ali paradinhas. E compartilho algumas dicas para você só sucumbir ao ‘compra, compra, compra!’ do cérebro quando realmente valer a pena – ou seja, você for usar!

Roupas com modelagens muito diferentes pedem prova! Se você não tem uma peça com modelagem parecida no armário e não faz ideia se vai funcionar no seu corpo, evite… A chance de não dar certo – ou você não gostar — é grande.

Atenção ao tamanho: no Brasil não temos um padrão de modelagem e assim podemos usar até três numerações diferentes de acordo com a marca. Eu, por exemplo, vou do 36 ao 40. Quando compro pela internet opto pelo meio termo, 38 – e vez ou outra alguns ajustes são necessários. Se a peça é muito bacana e o desconto realmente significativo, um ajuste ou outro está valendo!

Não compre sapatos sem ter provado a marca antes. (Foto: iStock)
Não compre sapatos sem ter provado a marca antes. (Foto: iStock)

Não compro sapatos de marcas que nunca provei. É a tal da peça que se não for confortável você nunca mais vai usar – e depois do test drive, com a sola toda ralada, não poderá trocar…E acaba que o jeito é passar para uma amiga!

O que vestiu bem na modelo não necessariamente vai  ficar lindo também na gente! Alguns sites têm aqueles reloginhos que colocam a maior pressão pra gente comprar logo, né? Mas vá com calma: mesmo pela foto é possível analisar alguns detalhes que podem nos favorecer ou tombar! Exemplo: recortes abaixo do busto, que ficam ótimos para quem tem seios pequenos, podem dar a impressão de aumentar consideravelmente as medidas de quem já tem muito busto. Prestando atenção em detalhes que nos valorizam aumentamos a chance de fazer uma compra incrível.

A peça chegou, você provou e ficou em dúvida? Troque. A boa notícia é que a maioria dos clubes de compra online está com um bom atendimento nos casos de devolução. Quando tive problema com uma peça, no dia seguinte vieram buscar e em uma semana fui ressarcida no cartão de crédito. Se tiver dúvidas sobre como o clube de compras age nesse quesito, dá uma olhadinha no site “Reclame Aqui” que costuma ter a opinião de usuários e pode ajudar a escolher os melhores locais para ouvir o “compra, compra, compra” do cérebro, com direito a final feliz!

Fonte: http://br.mulher.yahoo.com/blogs/ta-na-moda/super-promo%C3%A7%C3%B5es-online-como-se-dar-bem-nas-145417003.html?page=6