Crescimento do varejo farmacêutico é de 18%

14 de maio de 2013

Após crescer 16,1% em 2012 e atingir o faturamento de R$ 25 bilhões, o setor remediosde farmácias e drogarias tem provado seu potencial, em especial na abertura de lojas. No ano passado, só entre as grandes redes, foram contabilizados 4.692 novos pontos de venda, índice 8% maior em relação a 2011, e que pode crescer este ano chegando a 18% no setor como um todo.

A internacionalização de suas operações é outro fator a ser ressaltado quando o assunto é o mercado farma. A chegada de bandeiras como a Walgreens e a CVS Caremark, que recentemente adquiriu 80% em participação da Drogaria Onofre, não chegará, dizem os especialistas, a diminuir o potencial do varejo nacional e nem diminuir suas perspectivas de crescimento.

O grande número no mercado farma é o medicamento genérico. Desde sua criação em 1999 até hoje, os genéricos respondem por 25,6% das vendas em unidades no conjunto do mercado farmacêutico. A previsão de investimentos até 2014 é em torno de 1,5 bilhões de dólares.

Em países como Espanha, França, Alemanha e Reino Unido, onde o mercado de genéricos já se encontra mais maduro, a participação desses medicamentos é de 31%, 42%, 66% e 60%, respectivamente. Nos EUA, mercado onde os genéricos têm mais de 20 anos de existência, o índice é de aproximadamente 60% de participação em volume.

Fonte: JB Online
Imagem: Google