Faturamento do setor de franchising cresce 16,2%

21 de maio de 2013

aumentoCom crescimento de 16,2% no faturamento no ano passado, o franchising no Brasil cresce há dez anos consecutivos. Desses, oito foram de crescimento de dois dígitos, registrando 20,4% em 2010.

Das marcas que atuam no Brasil, 93% são nacionais. O país ocupa a terceira posição no mundo em número de marcas (atrás de Estados Unidos e China) e é o sexto em quantidade de unidades.

Para Cristina Franco, presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias no Brasil se estruturou e por isso aproveita um ciclo virtuoso de crescimento.

Como marco desse movimento, Cristina cita o estabelecimento em lei, em 1994, dos direitos e deveres dos franqueados.

Mais tarde, diz, franqueadores perceberam que deveriam ir além do que estava previsto na lei, para dar maior suporte aos franqueados e fortalecer sua rede.

“O franqueador percebeu que, quanto mais treinamento oferece ao franqueado, mais se fortalecem a gestão, a qualidade de produtos e o atendimento. Assim você está preparado para momentos favoráveis da economia.”

O aumento de faturamento pode ser verificado em todos os setores do franchising, com destaque para hotelaria e turismo (97,8%).

Parte desse crescimento se deve à entrada da CVC no modelo de franquias (antes, a empresa utilizava contratos de licenciamento). A seguir, vieram limpeza e conservação (44,5%) e informática e eletrônicos (32,5%).

Dos R$ 103 bilhões de faturamento do franchising em 2012, os setores mais tradicionais concentraram a maior fatia. Em primeiro lugar ficou o de negócios e serviços, com R$ 24,7 bilhões, e alimentação, com R$ 20,5 bilhões.

Pluralidade

Por possibilitar um investimento com certa segurança, já que o franqueado conta com uma marca conhecida e suporte técnico no negócio, pessoas com diferentes perfis são candidatas a abrir uma franquia, diz a presidente da ABF.

Entre os perfis está o investidor que pretende aplicar seu dinheiro em uma loja e ter alguém para operar o negócio.

Abrir uma franquia também pode ser interessante para um executivo aposentado, que usa os recursos guardados para começar um novo negócio.

Por fim, diz Cristina, o franchising serve ao jovem que busca seu primeiro trabalho através do empreendedorismo e se beneficia com uma operação já estruturada.

Fonte: Folha Online
Imagem: Google