Indústria baiana atrai investimentos

27 de maio de 2013

industrialHoje se comemora o Dia da Indústria e na Bahia o parque industrial do estado tem se renovado, com a atração de vários empreendimentos, não somente no Polo de Camaçari, também em diversas cidades, a exemplo de Alagoinhas, que está se transformando num enclave voltado para a indústria de bebidas.

No que concerne ao Polo Petroquímico, a Basf está realizando o maior investimento da história da empresa na América do Sul, com a implantação do Polo Acrílico. O investimento de 500 milhões de euros que deve gerar 230 empregos diretos e 600 empregos indiretos, sendo 1 mil postos de trabalho apenas durante a fase de construção da planta.

No domingo, a empresa inicia o transporte de quatro silos vindos da China e que serão levados da Base Naval de Aratu ao Polo de Camaçari, numa operação logística muito bem estudada, com observância de todos os requisitos de segurança.

A Basf juntamente com a transportadora José Rubem e as concessionárias Bahia Norte, Via Bahia e o governo do estado está trabalhando para reduzir ao máximo os transtornos nas rodovias por onde a carga será transportada.

A fábrica de Ácido acrílico está sendo implantada quando a Basf completa um século de Brasil. A expectativa é que a nova unidade fabril seja entregue em 2014 e terá na Braskem o maior parceiro estratégico para fornecimento de matérias-primas. A fábrica produzirá o ácido acrílico, acrilato de butila e polímeros superabsorventes (SAP) em Camaçari e será a primeira fábrica de ácido acrílico e superabsorventes da América do Sul.

A Basf é líder global e regional na cadeia acrílica e, com o novo Complexo Acrílico, vai assegurar o fornecimento de matéria-prima para importantes produtos, como: fraldas, químicos para construção civil, resinas acrílicas para tintas, tecidos e adesivos.

Segundo o membro do Conselho globam da Basf, Stefan Marcinowiski, o projeto contribuirá com a balança comercial brasileira na área de quimicos em US$ 300 milhões. “Recentemente, a Basf foi eleita a empresa mais inovadora do Brasil. Agradecemos o apoio do governador da Bahia, Jaques Wagner, que viajou para a Alemanha e visitou nossa matriz e a forma como trabalhamos fabril. Este será o primeiro complexo acrílico da América Latina com tecnologia de ponta que reafirma a nossa confiança no Brasil.

Parceiros já sinalizaram interesse em se estabelecer na região e entendemos que é importantissimo para a Basf estar no Brasil, mais especificamente na Bahia, por conta do mercado interno e seu imenso poder de crescimento, mais especificamente na região Nordeste do Brasil”, declara.

O Polo de Camaçari foi escolhido em função da disponibilidade de matéria-prima (propeno) e utilidades, fornecidas pela Braskem S.A., a maior indústria química do Brasil e parceira estratégica da BASF neste projeto. O diretor da área química da Basf, Carlos Eggers, disse que a implantação da fábrica é estratégica em razão de não estar sujeita às questões portuárias. “Vamos deixar de importar matéria-prima para exportar.

Com a implantação do polo acrílico, outras empresas já estão nos procurando manifestando o interesse em se estabelecer por aqui. Mesmo com a crise internacional, sabemos que o Brasil irá continuar em crescimento”, revela.

Fonte: Tribuna da Bahia – Economia