Espelho, espelho meu, que líder sou eu?

29 de maio de 2013

Ter todas as respostas importa menos do que saber o que perguntar

Todo líder passa por altos e baixos na carreira. Muitas vezes ele só para e pensa como as coisas vão indo quando já está dentro de um furacão e nessas condições a busca de uma saída é um pouco mais difícil. Convido você leitor e líder, a refletir um pouco sobre algumas perguntas que tenho usado nos meus encontros com lideres de diversos calibres e sempre com objetivo de gerar uma reflexão e daí um aprendizado.

As perguntas sempre serão mais poderosas do que as afirmações quando o assunto em pauta é a solução de problemas e o desenvolvimento pessoal. As perguntas ajudam o líder a reconhecer e reorganizar seu conhecimento e visualizar com mais clareza as perspectivas. As perguntas mais difíceis fazem o líder pensar e refletir sobre como anda seu desempenho e, principalmente, o que é necessário mudar.

BLOG-103-300x225

Acredito que todo líder deve se fazer regularmente essas 10 perguntas. Lembre-se que aqui não há uma resposta certa e sim, uma oportunidade para melhorar e crescer.

1. Como tenho gasto o meu tempo?
  2. Tenho constantemente comunicando a visão da empresa e as nossas prioridades? Se o meu pessoal fosse questionado, eles seriam capazes de articular essa visão e essas prioridades?
  3. Estou atento a mudanças no ambiente de negócios que exigiriam mudanças no modo como organizamos e tocamos a empresa?
  4. Meu estilo de liderança reflete quem de fato sou?
  5. Como me comporto sob pressão, e que sinais transmito a minha equipe?
  6. Sou suficientemente assertivo, ou virei um líder hesitante?
  7. Forneço ao meu pessoal um feedback construtivo, direto, no momento oportuno?
  8. Conto com cinco ou seis subordinados capazes de me dizer aquilo que preciso ouvir, por mais desagradável que seja?
  9. Defini, ainda que apenas para mim, um ou mais potenciais sucessores?
  10. Minha definição de líder reflete minhas ações diárias?

Aqui vai uma dicaduka: ter respostas em geral é muito menos importante do que fazer, a si mesmo, as perguntas certas – e produzir insights reveladores. Um processo de autoquestionamento conduzido regularmente vai ajudá-lo a enfrentar desafios e dilemas característicos ao dia a dia de um líder.

Professor Paulo Campos tem 20 anos de experiência em soluções de aprendizagem (Ensinar, Aprender e Liderar). Desde 2000 já realizou mais de 1.500 palestras para 75 mil pessoas nos temas relacionados ao comportamento humano nas áreas de Liderança, aprendizado de adultos e gestão de pessoas.