Empreender pode ajudar a retomar o significado do trabalho

4 de junho de 2013

O empreendedorismo é o caminho de muitos que buscam mais sentido na carreira

0,,69786751,00Para quem vai ao trabalho dia após dia e sente que os esforços não fazem sentido, é momento de repensar a carreira. Rogério Chér, sócio da consultoria Empreender Vida e Carreira, afirma que passou por um profundo “déficit de significado” há alguns anos e que empreender o ajudou a encontrar novos sentidos e ânimo para o trabalho.
Para Chér, que é professor do curso Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas, buscar significado na vida é “uma ótima motivação para empreender”. Para os que já são empreendedores, é importante verificar se os funcionários estão engajados e veem significado no que estão fazendo. Ele fala sobre déficit de significado nas empresas na entrevista abaixo.

O que leva ao déficit de significado nas empresas?
Vivemos esse déficit quando estamos desconectados dos nossos propósitos, quando não nos sentimos ligados a um projeto significativo, não vivemos relações de troca e aprendizagem nem enxergamos o tamanho exato da nossa contribuição ao que fazemos diariamente.

Quando esse sentimento começou a ser percebido?
Tenho a tese de que três episódios fizeram emergir um novo modo de pensar a relação indivíduo/organização:
1. O estouro da bolha (da internet) em 2000, que recalibrou o empreendedorismo em todo o mundo;
2. Alguns escândalos corporativos em 2001 e 2002, que mudaram de modo relevante a maneira como olhamos as empresas e seu modo de agir e se relacionar com a sociedade;
3. A crise que atingiu os Estados Unidos e a Europa em 2008 e 2009, ao evidenciar que ninguém é grande demais que não possa ruir, quando corpo e alma são fracos e doentes.
Você passou por esse déficit de significado em sua carreira? Como foi isso?
Em 2000 eu sentia na plenitude esse déficit de significado. Mas, infelizmente, promovemos grandes mudanças em nossas vidas somente depois que tudo fica muito pior. Foi o que ocorreu comigo. Entre 2003 e 2004, tudo atingiu uma dimensão absurdamente ruim para mim. Eu estava matando meu trabalho e ele, me destruindo. Estava pronto para mudar quando tudo estava péssimo.

Como empreendedorismo pode fazer uma pessoa retomar esse significado do trabalho?
Antes de voltar a empreender por conta própria eu já me via em busca de significado. Foi o que marcou minha passagem por empresas como a DBM e a Natura. Por experiência própria – e isso vale para quem vai empreender ou não – o caminho para o trabalho significativo passa por abraçar atividades que façam você refletir sobre quatro pontos:
1) Vocação – qual é o meu chamado? Qual é o meu propósito?
2) Causa – o que faço é só mais um trabalho ou há uma causa relacionada?
3) Contribuição – sinto que contribuo de modo significativo para a causa?
4) Relações – o trabalho me permite conviver com pessoas com as quais me alinho em valores e propósito?

Em sua opinião, muitas pessoas começam a empreender pela falta de sentido que veem em seus trabalhos tradicionais?
Pode ser. O que tenho testemunhado é que muitos enveredam para empreendedorismo porque identificam oportunidades. Mas vários outros decidem empreender quando estão inquietos, inconformados com algo e se colocam em busca de respostas, soluções. Esta é uma ótima motivação para empreender.

Por Karin Salomão