Um dos termos mais falados no varejo é o “umbigo no balcão”, ou seja, estar presente na loja ouvindo os consumidores e suas demandas, identificando as oportunidades do negócio e também ouvindo sua equipe. É tão importante esta tarefa (estar presente na loja) que deve fazer parte da rotina de qualquer gestor do varejo ou dono de negócio.
Por outro lado, o varejista tem que deixar de “olhar apenas para o próprio umbigo” e também olhar o que esta em sua volta, isto significa não ficar isolado em seu mundo acreditando que esta tudo ruim ou que seu negócio é excelente.
Programe sua agenda e tome algumas atitudes:
- Participe de associações comerciais
- Visite feiras e eventos de seu segmento
- Conheça novos fornecedores
- Visite concorrentes
- Visite centros comerciais próximos aos seus negócios
- Participe de cursos
Portanto estar presente no ponto de venda e também ter uma visão ampla de seu negócio irá ajudá-lo a antever possíveis problemas ou oportunidades, melhorar sua gestão, estabelecer melhores parcerias etc.
Desta forma seu negócio irá prosperar e não irá se preocupar com questões de umbigo.
Por Maurício Camacho