O Dilema do Umbigo

5 de junho de 2013

umbigo-120x120Um dos termos mais falados no varejo é o “umbigo no balcão”, ou seja, estar presente na loja ouvindo os consumidores e suas demandas, identificando as oportunidades do negócio e também ouvindo sua equipe. É tão importante esta tarefa (estar presente na loja) que deve fazer parte da rotina de qualquer gestor do varejo ou dono de negócio.

Por outro lado, o varejista tem que deixar de “olhar apenas para o próprio umbigo” e também olhar o que esta em sua volta, isto significa não ficar isolado em seu mundo acreditando que esta tudo ruim ou que seu negócio é excelente.

Programe sua agenda e tome algumas atitudes:

  • Participe de associações comerciais
  • Visite feiras e eventos de seu segmento
  • Conheça novos fornecedores
  • Visite concorrentes
  • Visite centros comerciais próximos aos seus negócios
  • Participe de cursos

Portanto estar presente no ponto de venda e também ter uma visão ampla de seu negócio irá ajudá-lo a antever possíveis problemas ou oportunidades, melhorar sua gestão, estabelecer melhores parcerias etc.

Desta forma seu negócio irá prosperar e não irá se preocupar com questões de umbigo.
Por Maurício Camacho