Porque não vale a pena economizar dinheiro no cafezinho

5 de junho de 2013
Quando estava na faculdade estudei uma matéria de produção industrial que trabalhava muito com a ideia de corte de custos. De forma geral o que os autores diziam é que conseguimos fazer cortes pequenos no nosso orçamento e como temos um grande volume de produção, isso se tornaria uma economia de custos monstruosa no longo prazo.

Na mesma linha, já ouvi falar daquelas contas mirabulosas de quanto você consegue economizar em um cafezinho. Economizo 2 reais hoje e se fizer isso todo dia até o fim do ano, economizei 420 reais.

Imagina se fizer isso com várias coisas na minha empresa, então?

Apesar dessa lógica fazer muito sentido em alguns setores da indústria, em que há uma grande escala, numa micro empresa dificilmente a conta fechará.

Na prática, uma pequena economia multiplicada por um volume muito grande (indústria), gera uma economia relevante. Porém, na micro empresa uma pequena economia multiplicada por um pequeno volume resultará em… um número pequeno!

É importante economizar, mas com a coisa certa!

Não faça a economia burra
Existem duas coisas que fazem uma economia ser burra.

Uma é economizar com o cafezinho, se a porcentagem dele nos gastos não vai realmente impactar a vida financeira da empresa.

A segunda é economizar com coisas que são críticas para a empresa, por mais que seja algo caro. Não adianta nada economizar com o contador ou uma ferramenta de gestão, se você sabe que eles são essenciais para que sua empresa continue viva.

O importante é: de forma alguma sacrifique coisas que não vão ser tão relevantes para segurar o orçamento, mas que terão impacto negativo na empresa.

Equilíbrio é fundamental
Não estou dizendo que é para tomar 47 capuccinos duplos extra-grande todos os dias. Com certeza assim você estaria rumando para o apocalipse do seu orçamento.

Da mesma forma que deixar de tomar cafezinho funciona, morar em uma árvore funciona mais ainda, mas dificilmente você está disposto a fazer isso.

Trazendo para um contexto mais empresarial, economizar comprando um computador velho e gasto pode te economizar uns bons 400 reais, porém é bem possível que ele vá te dar muita dor de cabeça no dia-a-dia. Mas nem por isso você precisa comprar um importado de 15.000 reais… (Sim, isso existe e sim, existem pessoas que compram)

O segredo é sempre o equilíbrio. Os gastos tem sim que ser levados em consideração, porém de forma inteligente. Veja o que é relevante no seu dia-a-dia e o que você consegue cortar sem te incomodar em nada e ainda assim ter algum impacto relevante no seu caixa.

Se formos economizar algo, vamos economizar tempo
Existe algo que é bem simples de economizar e que quase sempre vai te ajudar pra chuchu. Tempo. E tempo é dinheiro!

Mais tempo te permite focar no que é essencial e que realmente vai te ajudar a ganhar dinheiro, então sempre foque em atividades e ferramentas que vão economizar seu tempo.

Como nós mesmos somos fãs de produtividade e estamos sempre preocupados em economizar tempo para focar no importante, trabalhamos durante um bom tempo em soluções inteligentes nessa área e resolvemos compartilhar nosso conhecimento.

Criamos um ebook de produtividade, chamado Produtividade sem Enrolação, que tem todo o conteúdo para te ajudar a ter um dia-a-dia mais produtivo. Tomamos muito cuidado para ser uma leitura bem aplicável e descontraída. Para baixá-lo, é só clicar aqui.