3 riscos de buscar investimento cedo demais

7 de junho de 2013

Procurar por aporte financeiro antes da hora pode comprometer o futuro da sua startup

0,,69818787,00Quando um empreendedor monta uma startup, uma das primeiras ideias que passam por sua cabeça (mesmo que ela venha a ser descartada depois) é procurar apoio de investidores. É um movimento natural, já que em boa parte das vezes o dono da ideia não tem o capital necessário para fazer o negócio decolar tão rápido quanto gostaria.

Mas é importante lembrar que o investidor não deixa de ser um sócio e, como tal, vai cobrar resultados e lucro. Se a sua startup ainda não estiver preparada para buscar esta ajuda, o dinheiro do investidor pode sair mais caro do que o esperado.

Antes de recorrer a esse recurso, busque informações sobre o assunto, referências de investidores, converse com empreendedores que já receberam aportes, e sempre negocie, nunca feche uma parceria de primeira.

Yuri Gitahy, investidor anjo e fundador da Aceleradora, conta quais são os três principais problemas que um empreendedor pode ter ao procurar investimento antes da hora:

Fechar negócio com investidores inexperientes
Investidores profissionais costumam aportar capital somente em startups que comprovam algum histórico de sucesso, ainda que somente com um protótipo em mãos. Investidores menos preparados têm menos condições de avaliar essa evolução. Podem acabar confiando demais na venda que o empreendedor faz do projeto, sem gerenciar os riscos. Esse é o primeiro passo para um investimento prematuro.

Buscar um aporte antes de validar seu cliente
Nunca é bom ter capital disponível em projetos qu ainda não têm os próximos passos definidos com precisão. “Seria como dirigir um carro a 200 km/h sem saber para onde virar o volante”, diz Gitahy. “Muitos empreendedores buscam capital para custear a criação de produtos antes mesmo de ter validado se o cliente está disposto a pagar por aquilo”, afirma.

Comprometimento excessivo com o investidor
Quanto mais inicial for o estágio de um projeto, mais participação o investidor pode exigir – ou mais agressivas podem ser as metas impostas. “Startups com aportes prematuros podem acabar desmotivando tanto o empreendedor quanto o investidor, além de gerar conflitos sérios pelo não cumprimento de metas”, diz Gitahy.

Por Daniela Moreira