Maioria das empresas não monitora performance de sites

10 de junho de 2013

As empresas precisam investir com urgência em ferramentas para monitoramento e teste de sites.
a

Um levantamento encomendado pela empresa de tecnologia Micro Focus identificou que grande parte das organizações não monitora a performance dos sites de maneira adequada. A falta de atenção afeta os índices de satisfação dos clientes, desempenho das vendas on-line e a taxa de abandono dos sites.

O estudo foi feito pela Vanson Bourne, empresa de pesquisas, com cerca de 590 companhias do seguimento de tecnologia do mundo – cem delas do Brasil.

Segundo os dados, 26% dos executivos consultados informaram que não fazem ou não sabem se o tempo de resposta dos sites de suas empresas é monitorado no caso de transações críticas, como compras com cartão e gravação da base de dados dos usuários.

Em média, 80% dos entrevistados informaram que nem sempre resolvem os problemas ligados ao site antes que um cliente reclame. No Brasil, essa porcentagem é ainda mais alta, com 87% dos executivos apontando que não solucionam sempre os possíveis problemas de maneira pró-ativa.

No mundo, 72% dos entrevistados informaram que nem sempre são alertados ao primeiro sinal de problemas com serviços web, sejam eles relacionados à lentidão, queda no sistema, entre outros. Quando considerados os diversos setores, a questão mostra-se mais grave nos segmentos de lazer e entretenimento, e serviços financeiros com 90% e 87%, respectivamente.

“Os dados dessa pesquisa são alarmantes, pois mostram que muitas empresas estão perdendo dinheiro com as transações on-line, por falta de um monitoramento adequado de performance. Nossas pesquisas mostram que 88% dos consumidores estão menos dispostos a voltar a acessar uma página na internet depois de uma experiência ruim”, disse em nota Marco Leone, CEO da Micro Focus Brasil.

Ainda segundo Leone, para minimizar riscos à reputação e a perda de receitas com negócios on-line, as empresas precisam investir com urgência em ferramentas para monitoramento e teste de sites.

Fonte: Folha.com
Imagem: blogdemarketingdigital.com