Presentes dos namorados são mais caros que das mães, dizem estudos

12 de junho de 2013
                                                                                                 Getty Images

Os presentes comprados para os namorados são mais caros que os das mães e também que os do Natal, de acordo com pesquisas do varejo sobre a intenção de gastos do consumidor.

Estimativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil aponta que o gasto médio do consumidor brasileiro deve ser de R$ 100 neste dia dos Namorados. A pesquisa do Dia das Mães da entidade apontava para uma expectativa de gasto médio de R$ 80. Já no Natal de 2012, o valor do tíquete médio previsto era de R$ 83.

Só no Rio de Janeiro, a pesquisa do Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) aponta que os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa deve ser de cerca de R$ 150. No Dia das Mães deste ano, o valor era de R$ 120, no Natal do ano passado, de R$ 130.

De acordo com o CDL-Rio, o motivo do valor maior na data é o tipo de presente: como compras de celulares,  itens esportivos (tênis etc) e joias, além dos aumentos normais dos produtos.
Na cidade de São Paulo, pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) aponta que o valor médio do presente de Dia dos Namorados neste ano será de R$ 64.

No dia das Mães deste ano o valor médio foi de R$ 62, o mesmo do ano passado e, no Natal de 2012, o ticket médio foi de R$ 60.

De acordo com a federação, como a data possui um grupo menor de presenteados, as pessoas tendem a aumentar o valor do gasto.

Fonte: G1 – Economia