Como usar o humor em uma entrevista de emprego

13 de junho de 2013
Crédito: Blaj Gabriel / Shutterstock.com     Se você é naturalmente mais retraído, não se sinta obrigado a libertar o seu Jim Carey interior
Crédito: Blaj Gabriel / Shutterstock.com
Se você é naturalmente mais retraído, não se sinta obrigado a libertar o seu Jim Carey interior

Na hora da entrevista de emprego nada melhor do que um bom senso de humor para quebrar o clima tenso da ocasião. Mas nada de ficar fazendo piadinhas desnecessárias, use-o a seu favor e com moderação.

Com certeza uma entrevista de emprego não é brincadeira, muita coisa está em jogo, mas isso não significa que o humor não possa ajudá-lo. Ele pode aliviar o clima, deixando você e seu entrevistador à vontade; mas o ideal é usá-lo com moderação.

Segundo a especialista em recrutamento Yolanda Owens, durante a entrevista, é muito importante que se mantenha um equilíbrio entre humor, declarações e exemplos que mostrem ao recrutador como você está preparado para trabalhar em equipe e atingir ótimos resultados. Então, para quebrar o “gelo” uma boa piada pode ajudar quando o momento for apropriado.

Outro uso inteligente de humor é minimizar quaisquer dúvidas sobre sua capacidade de atingir resultados. O truque é vender a si mesmo e a piada, com confiança. Essa tática pode ser usada para responder a uma variedade de questões potencialmente perigosas.

Se você é naturalmente mais retraído não se sinta obrigado a libertar o seu Jim Carey interior. Uma piada mal colocada pode sair pela culatra, as pessoas têm diferentes sentidos de humor e algumas são mais engraçado do que outras. Mas é um risco. Uma entrevista de trabalho é uma situação profissional e muito formal. Lembre-se de que seu objetivo de implantar o humor durante uma entrevista de emprego não deve ser o de ter o gerente de contratação rolando no chão de tanto rir. A ideia é fazê-lo sorrir e vê-lo como um profissional engajado e um potencial mebro da equipe.

 


Fonte: Universia Brasil