Como elaborar um currículo sem cometer gafes

14 de junho de 2013

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Quando se está em busca de uma colocação, o currículo é o primeiro contato com a empresa a qual a pessoa se candidata, por isso precisa ser elaborado de tal forma que desperte no selecionador o interesse em marcar uma entrevista.

De acordo com a professora dos cursos de pós-graduação da Universidade Gama Filho Cida Bucater, um currículo deve ser claro, objetivo, de fácil entendimento e de leitura agradável.

Cida, administradora e especialista em RH e com MBA em Tecnologia da Educação, descreve algumas dicas para evitar as principais gafes na hora de redigir um currículo:

“* É preciso descrever com clareza sua experiência, por menor que seja. E este deve ser o primeiro tópico logo após o nome e as informações para contato.

* A seguir apresente sua formação acadêmica iniciando pela maior titularidade, por exemplo: pós-graduação e graduação. Neste caso cite o ensino médio apenas se for técnico.

* Apresente o histórico profissional, informando:

Nome da Empresa: Caso seja uma empresa desconhecida é conveniente uma pequena apresentação. Por exemplo: Empresa de serviços logísticos para indústrias alimentícias.

Cargo: Cite os cargos que ocupou e os períodos de tempo em anos/ meses.

Período: Mês e Ano são suficientes para indicar a admissão e saída de cada empresa.

Cursos de Extensão ou de Aperfeiçoamento: Destaque aqueles mais relevantes ou ligados diretamente à vaga a qual se candidata.

Informações Adicionais: A inclusão de idiomas e informática. Destaque atividades e experiências que realmente ampliem a sua visão profissional e pessoal que trouxeram experiências específicas para a vaga em questão.

Evite: Autoelogios, descrição pessoal (peso, altura, religião), viagens de turismo, citações religiosas, filosóficas ou de autoajuda.

Fotos: Apenas quando solicitado e neste caso um foto do tipo 3×4 com roupas e acessórios, cabelos e maquiagem discretos.

Cuidado, muito cuidado com o português!

Ao enviar, faça um pequeno resumo no corpo do e-mail e anexe o arquivo!”

Fonte: http://www2.uol.com.br/canalexecutivo
Imagem: blog.manager.com.br