Governo adia início das penalidades por descumprimento da lei da Nota Fiscal

14 de junho de 2013

imposto_discriminado_notafiscal_O governo oficializou nesta quinta-feira (13) o adiamento da cobrança das penalidades sobre os varejistas que não informarem corretamente os impostos pagos na nota fiscal do consumidor.

O adiamento está na Medida Provisória 620, publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.

As sanções começarão a valer em 10 de junho de 2014, 12 meses depois do início da validade da lei que obriga as empresas a discriminar o valor aproximado de um conjunto de até sete tributos em cada nota ou cupom fiscal emitido –ICMS, ISS, IPI, IOF, PIS/Pasep, Cofins e Cide.

Daqui a um ano, portanto, as empresas que descumprirem essa determinação estarão sujeitas a multas, suspensão da atividade e cassação da licença de funcionamento.

O início das penalidades foi adiado porque muitos comerciantes não estavam ainda preparados para cumprir a lei.

O governo teve seis meses para regulamentar a lei, publicada em dezembro de 2012.

De acordo com a Casa Civil, os pedidos de esclarecimento de comerciantes só começaram a chegar recentemente ao governo, com a proximidade da data em que ela entraria em vigor.

A regulamentação da lei está agora a cargo agora Secretaria da Micro e Pequena Empresa, recém criada pela presidente Dilma Rousseff.

Nos próximos 12 meses, o governo disse que promoverá orientações educativas a respeito da nova lei.

Fonte: Folha.com