Perfil da empreendedora brasileira

14 de junho de 2013

0000066180

Dirigente Lojista: É possível traçar um perfil da mulher brasileira empreendedora atualmente?

Lênia Luz: De acordo com pesquisa recente do Serasa Experian, já citada, o Brasil tem  seis milhões de empreendedoras, sendo que o Sudeste e o Sul concentram a maior parte delas.

A maioria das empreendedoras é microempresária e tem entre 31 e 50 anos. Entre as mulheres sócias de empresas que faturam mais de 1,5 bilhões anuais, mais da metade têm entre 21 e 40 anos.

Muitas delas atuam em home office e colocam as contas pessoais e da empresa lado a lado,  não fazem  cursos ou buscam outras fontes de conhecimento para aperfeiçoarem nos empreendimentos.

Dirigente Lojista: Num contexto geral, quais as principais diferenças entre a mulher e o homem empreendedor no modo de administrar seu negócio?

Lênia Luz: O perfil relacional e ação multitarefas. Homens atuam de maneira focada, uma coisa de cada vez, mulheres veem o todo e vão fazendo várias tarefas ao mesmo tempo.

Dirigente Lojista: Você acha que a mulher empreendedora ainda sofre preconceito no mercado?

Lênia Luz: Não diria preconceito, mas dificuldades por conta de virmos de uma cultura ainda machista. Mas temos construído nosso caminho e nos impondo em nossas ações empreendedoras e mostrando não somente nosso valor pessoal, mas também o valor de nosso empreendimento para a economia do País.

Dirigente Lojista: A mulher empreendedora é o reflexo da mulher brasileira que trabalha, ou seja, além de empresária, ela ainda tem que cuidar da casa e dos filhos. Como as empreendedoras lidam com esta situação e quais reflexos profissionais esta correria traz para elas?

Lênia Luz: Mulher, seja empreendedora ou não, é equilibrista.  Tem que administrar e gerir sua vida pessoal e profissional de tal maneira que todas as áreas sejam atendidas.  Muitas mulheres se culpam, outras já compreendem que fazem o seu melhor e, portanto, não conseguirão ser MULHER  MARAVILHA e sim simplesmente MULHER. Nesta hora cabe ao parceiro se mostrar presente e, portanto, ajudar nas tarefas, em especial as familiares.

Dirigente Lojista: No Dia Internacional da Mulher divulgou-se pesquisas de que o ganho das mulheres cresceram mais do que os dos homens, porém, num contexto geral, ainda estão bem abaixo do que os homens ganham. As empreendedoras sofrem com esta situação também?

Lênia Luz: Empreendedores sofrem com as leis, tributações, sejam mulheres ou homens. Com relação a ganho não percebo esta diferença. Pois lucratividade em um empreendimento depende de planejamento, organização, boas vendas e muito trabalho. Sendo assim, de modo muito particular, vejo que mulheres lucram em seus empreendimentos tanto quanto os homens. Há inclusive um estudo na área de franquias que diz que mulheres a frente destes empreendimentos faturam 32% a mais do que as lojas gerenciadas por homens.

Dirigente Lojista: Quais os tipos de negócios mais comuns que são comandadas pelas mulheres no mercado e qual o motivo para que estes sejam os escolhidos?

Lênia Luz: Hoje o mercado tem muitas ofertas para se investir e, portanto, vários são os segmentos. Dentro de minha experiência como consultora de franquias as mulheres ainda preferem atividades ligadas ao comércio varejista, alimentação e serviços voltados à estética e educação. O motivo da escolha vai por conta do perfil e da formação. A área da indústria e da tecnologia ainda é pouco explorada pelas mulheres, até porque ainda temos poucas mulheres na formação acadêmica nestas áreas.

Dirigente Lojista: As mulheres dão preferência para empreendimentos administrados por outras mulheres?

Lênia Luz: Não creio que isto influencie, mas o que de fato influencia é a qualidade do produto /serviço e do atendimento recebido.

Lênia Luz é diretora executiva da Aurelio Luz Franchising & Varejo. Fonoaudióloga, psicomotricista e arteterapeuta; Especialista em comunicação humana, em Microfranquias e em Empreendedorismo. Criadora dos blogs “Mundo das Franquias” e “Mundo das Microfranquias”. Colunista dos blogs e sites  “ Mulheres Empreendedoras” da PEGN, “Portal Webnews”, “Alma do Negócio”, Bolsa de Mulher”, “Mulheres no Poder” e “Revista + Mulher”. Empreendedora, sócia-fundadora e diretora de comunicação do Empreendedorismo Rosa. 

Fonte: Revista Dirigente Lojista
Imagem: professor-joelazevedo.blogspot.com