Atender bem para não perder muito

17 de junho de 2013
20130130-interna
Para aqueles que estão no varejo por pouco tempo e para aqueles que estão há muito tempo, atender clientes, agradá-los e tentar fidelizá-los, é sempre uma meta a seguir. Porém, estes profissionais também sabem que perder clientes é uma ameaça para a qual se deve ter muita atenção.
É impressionante (para não dizer espantoso) verificar o esforço de empresas e equipes na hora de conquistar mercados e clientes e, depois, a facilidade com que se acomodam e, por vezes, não se importam e até desprezam a possibilidade de manter estes clientes. Quando se perde um cliente, muito além desta perda (que já é expressiva) também é perdido. Possíveis comentários negativos, por parte deste cliente insatisfeito, podem aumentar de forma devastadora este episódio.
O custo de se manter um cliente é bem menor do que aquele de conquistar. Se comparado, então, com o altíssimo custo de reconquista de um cliente insatisfeito, as empresas e suas equipes ficariam atentas a esta possibilidade. Por isso, o Vendedor deve estar alerta às reações de seus clientes.
Por vezes, o simples detalhe de dar atenção sincera, ou seja, ouvir realmente o cliente é o que basta para alinhar as expectativas ao produto e/ou serviço. Saber ouvir (e gostar de fazer isso) é uma competência que todo profissional de atendimento e vendas deve desenvolver.
Fique atento para não perder oportunidades de vendas!
Fonte:  http://www.varejista.com.br/