Novo aeroporto: edital de licitação é lançado

17 de junho de 2013

O novo aeroporto de Vitória da Conquista é uma das obras mais aguardadas pela população da cidade e de toda região sudoeste da Bahia. E nesta sexta-feira, 14, foi dado mais um importante passo para garantir a concretização desse plano: o lançamento do edital de licitação que vai escolher a empresa responsável pela construção desse equipamento.

O edital foi assinado pelo governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner. A assinatura do edital de licitação aconteceu durante a solenidade de inauguração da nova Estação de Tratamento de Esgotamento Sanitário do município, no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), e contou com a presença do prefeito Guilherme Menezes, de membros do Executivo Municipal, de vereadores, de deputados estaduais e federais e de senadores.

Na ocasião, o governador comemorou o lançamento do edital. “Finalmente estamos aqui, hoje, com o prefeito, deputados e senadores para assinar a licitação do tão esperado aeroporto de Vitória da Conquista. O edital prevê investimento de R$ 60 milhões para o início das obras, e um valor será complementado para a conclusão”, disse. Ainda em sua fala, o governador citou os prazos para a finalização do processo licitatório e da conclusão da obra. “Com o edital na rua, em até 60 dias devemos ter uma empresa vencedora e, após o início das obras, a previsão é de que com 18 meses esse equipamento esteja concluído e pronto para uso”, afirmou.

O prefeito Guilherme Menezes destacou o empenho da Administração Municipal para a concretização desse processo. “O novo aeroporto precisava da definição de um local, da elaboração de um projeto e da captação de recursos e da vontade política para fazer isso tudo acontecer. Cada um de nós cumpriu etapas importantes para que pudéssemos chegar a este dia hoje. O novo aeroporto está saindo com trabalho, com planejamento, com responsabilidade política e com respeito às pessoas. Este é um momento de agradecimento e de comemoração pela vinda desse equipamento tão importante para Vitória da Conquista e região”, ressaltou.

O novo aeroporto – A área escolhida para a construção do novo aeroporto fica no povoado de Pé de Galinha, a 7 km  da cidade.  O projeto contempla todas as exigências necessárias pelas agências regulamentadoras do país. Terá uma pista de pouso com 2.100 metros de comprimento e 45 metros de largura, o que vai possibilitar a aterrissagem de aeronaves do modelo Boeing 737-800, utilizadas pelas grandes companhias aéreas do país.  O terminal de passageiros terá 7.900 m² compreendidos entre saguão,  duas salas de embarque e duas salas de desembarque.

Fonte: PMVC