Quem é o empreendedor sustentável?

20 de junho de 2013

Nestes tempos onde a terra reclama cada vez mais sua parte nos negócios e a sociedade cobra uma postura participativa das sustentabilidade_12empresas na construção de um mundo melhor, um ambiente saudável e uma economia que se perpetue no tempo, é imprescindível que os empreendedores atuais e do futuro pensem em seus negócios além do portão de suas empresas. Proponho um novo tipo de empreendedor: o Empreendedor Sustentável!

Quem seria então esse tal Empreendedor Sustentável? É aquele que estabelece seus negócios em cima de três pilares, ou 3 P’s: People, Planet e Profit (Pessoas, Planeta e Lucro).

O primeiro pilar de sustentação são as pessoas; este empreendedor possui a exata noção de que negócios são feitos por pessoas. Por trás de cada software ou carro vendido existe uma centena de pessoas que o programaram, fabricaram, e outras milhares que o comprarão. Este empreendedor toma decisões pensando nestas pessoas.

Sua outra fortaleza é o planeta. Os negócios não são mais criados pensando somente no quanto a empresa irá lucrar, mas o quanto de dano este produto ou serviço impactará no meio ambiente; quais os insumos necessários para sua fabricação e qual será a sua destinação após o uso.

Ainda, o Empreendedor Sustentável busca o lucro, mas não a qualquer custo. Um lucro que tem por base a ética. Negócios feitos de forma transparente e honesta, de modo que fornecedores e concorrentes não saiam prejudicados por transações feitas de modo ilegal e por meio escusos. Lucro este que também deverá ser distribuído entre acionistas, governo, colaboradores, sociedade e meio ambiente.

Por fim, o Empreendedor Sustentável é aquele que tem consciência de que suas atitudes têm reflexos muito maiores do que só para ele mesmo. E quando toma uma decisão, reflete sobre os impactos possíveis que esta ação trará para todos os envolvidos no seu negócio.

Por Tiago Aguiar

A Dako é uma importante e antiga fabricante de eletrodomésticos brasileira que decidiu recentemente mudar o logotipo da empresa. Desenvolvido por sua equipe de marketing em parceria com uma agência, o logotipo atual mudou de cor – do vermelho para o roxo – e traz agora um “sorriso”.
A nova marca Dako
Segundo a empresa, esta nova identidade visual busca deixar a marca mais jovem e próxima da nova geração de consumidoras: a mulher moderna, jovem e que leva a vida de uma forma leve.
A empresa investiu algo em torno de R$ 4 milhões no projeto de rejuvenescimento da marca, incluindo o desenvolvimento de novos produtos e ações de marketing.
Um logotipo não é apenas um desenho. Ele é, antes de qualquer coisa, uma ideia transmitida através de uma imagem.
Em poucos dias faremos a repaginação do nosso blog Profissão Atitude em profissaoatitude.com.br. O  logotipo que foi desenvolvido pela designer Beatriz Boock para esta página – veja figura –  é composto pela imagem estilizada de um homem caminhando, parcialmente limitado a um quadrado de bordas arredondadas na cor amarelo-ouro.
Logotipo do blog Profissão Atitude
A ideia transmitida é a de que ele está “saindo do quadrado”, caminhando para fora das limitações, em busca de um propósito que só poderá ser realizado com atitude e impulso à ação.  O nosso logo fala sobre superação de limites atuais. Sua mensagem é: levante-se, saia em busca, caminhe, invista em si, faça da atitude a sua profissão… que é exatamente o conceito que utilizamos neste boletim diário.
O logotipo da sua empresa é importante demais. Não deve ser apenas um desenho, forma ou cores. Tem de haver um conceito a ser comunicado por meio dele.
Mas só isso não basta.
Sabe aqueles pássaros estilizados que se veem em todos os tênis, shorts e camisetas da Nike? Eles relativamente dão muito pouco valor à marca. Na verdade é a Nike que dá sentido ao símbolo do pássaro. Boa propaganda, produtos ótimos, bonitos e maravilhosamente colocados no ponto de venda.
Entrega do que se vende! Ser o que se promete ser… Isto é a força de um logotipo. Isto é a força de uma marca!


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro “Torta de Chocolate não Mata a Fome – Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos”, Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473