Médicos apontam erros dos profissionais na falta de cuidado com a saúde
A correria diária automatiza alguns hábitos nada saudáveis de nós, profissionais. Quem passa a maior parte do dia no escritório acaba adquirindo alguns costumes e mal percebe. No fim das contas, o problema se torna tão grande que só é sentido quando, de fato, as doenças começam a aparecer e a qualidade de vida chega à estaca zero.
Médicos especialistas conversaram com a nossa equipe e apontaram alguns dos erros mais comuns que os profissionais andam cometendo e suas conseqüências. Para você, também, começar a colocar em prática uma rotina diferente, mostramos como evitá-los:
1) Sentar muito próximo ao computador: Digitar durante horas, muitas vezes, em um ambiente com pouca iluminação pode prejudicar a sua visão. Os médicos alertam que os sintomas mais freqüentes são:
- Dores de cabeça;
- Irritação e vermelhidão na vista;
- Sensações de ardor (como se houvesse um cisco permanentemente nos olhos);
- Tremor involuntário das pálpebras.
Nestes casos, os médicos sugerem que você faça pausas durante o expediente deixando o monitor posicionado de modo a não sofrer reflexos diretos de luz.
2) Ficar muito tempo em pé ou sentado: Pessoas que se movimentam pouco, ou passam muito tempo de pé, durante o dia correm o risco de desenvolver alguns problemas nada saudáveis, como:
- Varizes (veias tortuosas na perna, que levam o sangue a circular no sentido errado);
- Dores nas pernas e problemas vasculares;
- Nos casos mais sérios de inchaço, trombose Venosa Profunda
Os médicos aconselham e alertam que o ideal é fazer pequenas pausas com caminhadas pelo escritório para facilitar a circulação do sangue, de modo a evitar esses riscos.
3) Beber pouca água: A é essencial e, para além de transportar nutrientes e eliminar toxinas, regula a temperatura do nosso corpo. Se bebe pouca água, você corre o risco:
- Sofrer disfunções nas partes corporais;
- Causar sobrecarga renal.
Recomenda-se a ingestão de oito a dez copos de água por dia. Os médicos alertam também para não esperar ter sede, porque esse já é um sinal de desidratação.
4) Comer só lanches e guloseimas: A alimentação inadequada favorece o ganho de peso e o acúmulo de gordura corporal. A obesidade é vista como um problema de saúde pública, podendo trazer doenças associadas, como:
- Diabetes;
- Hipertensão arterial;
- Câncer;
- Doenças do aparelho digestivo e problemas cardiovasculares.
De acordo com os médicos, não é correto um almoço apressado, muito menos à base de lanches, e ficar sem comer a tarde toda. O ideal é um almoço com cardápios diversificados. À tarde, é aconselhável uma alimentação balanceada, como barras de cereais, sucos de fruta e iogurtes. Se a opção for um lanche, prefira pães integrais, peito de peru ou chester, atum, frango, saladas e legumes. Não abuse de frituras, folhados, bolachas recheadas, doces, salgadinhos de pacote e sorvetes.
Pois bem! Agora é só colocar em prática esses pequenos hábitos para ter grandes mudanças em sua qualidade de vida. Seu sucesso profissional e o futuro de sua carreira agradecem!
Da redação – Empregos.com.br