Uma pesquisa realizada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) revelou que 47% dos brasileiros já tiveram o crédito negado ao realizar alguma compra. Entre a classe C e D/E o indicador chega a 54%, ou seja, mais da metade. Na classe A/B, o percentual é menor de 39%.
O principal motivo que leva os brasileiros a terem o crédito negado é a inadimplência (36%), em seguida aparecem a renda insuficiente, com 33%, falta de comprovação de renda (23%) e outros (8%).
Os estudo revelou ainda que 41% dos brasileiros já utilizaram o nome de terceiros para realizar compras. O indicador é maior entre a classe C, chegando a 48%. Na classe A/B e D/E, o percentual é de 36%.
Banco e família
Ao buscar crédito, 75% dos brasileiros recorrem aos bancos, enquanto 45% à família. Já 25% recorrem aos amigos, 24% nas financeiras, 15% com as administradoras de cartões, 4% com cooperativas e agiotas.
Ao buscar crédito, 49% dos entrevistados disseram que não se importam em fornecer dados de pessoais de renda e histórico de vendas.
Sobre o estudo
O estudo foi encomendado para traçar os hábitos e os comportamentos mais comuns do brasileiro na hora de utilizar as várias opções de crédito disponíveis no mercado. Ao todo, foram ouvidos 604 pessoas de todas as capitais brasileiras. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte: InfoMoney – Minhas Finanças