10 lições para ser um bom investidor anjo

4 de julho de 2013

Os cuidados a tomar para investir de forma adequada

Alguns cuidados podem diminuir os riscos de ser um investidor anjo (Foto: Shutterstock)

Com o crescimento do cenário do empreendedorismo brasileiro estão surgindo mais pessoas interessadas em diversificar seus investimentos e apostar em startups de diversos setores. A falta de informações específicas e orientações anteriores aos aportes de capital ainda fazem com que muitos investidores anjos se frustrem nas primeiras tentativas. Por isso, Ilana Grossman, principal executiva de marketing (CMO) da Gust, reuniu com seus pares da empresa de investimentos uma lista de dez lições para quem quer se arriscar nessa seara.

A Gust funciona como uma rede social para que pessoas e empresas em estágios iniciais procurando investimento se encontrem. É utilizada por mais de 180 mil startups e concentra mais de 40 mil investidores em 65 países. As dicas reunidas por Ilana foram apresentadas durante um painel do 1° Congresso de Investimento Anjo 2013, da Anjos do Brasil, realizado ontem (2/7).

1. Capital anjo é arriscado
Quem quer se tornar um anjo precisa entender que o risco envolvido é alto. Nem todas as empresas que recebem investimento são bem-sucedidas. Por isso, o investidor deve tomar cuidado para não se empolgar demais com os primeiros pitches que ouvir. Para Ilana é preciso observar várias empresas antes de tomar qualquer decisão. “Cerca de 75% dos primeiros negócios que recebem investimento quebram, o que acaba desmotivando o anjo a tentar novamente”, diz. Para diminuir essa possível frustração e também adquirir experiência com os erros dos outros, Ilana recomenda que o anjo em potencial se junte a outros investidores.

Ainda na parte de risco, Ilana ressaltou que não basta ter dinheiro sobrando para se tornar um anjo. Segundo ela, é preciso investir pelo menos entre US$ 50 mil e 100 mil por ano; guardar capital para rodadas seguintes de investimento (para evitar uma diluição na participação); ter uma boa rede de contatos; investir constantemente e ter uma carteira de pelo menos dez empresas; e oferecer expertise e conhecimento.

2. Invista no que você conhece
De acordo com pesquisas e com os anjos da Gust, um investidor tende a ter mais retorno ao apostar em empresas de mercados ou áreas que conhece melhor. O sucesso será mais garantido.

3. Aposte no jóquei e não no cavalo
Para a maioria dos investidores anjos, o empreendedor é mais importante do que o produto que ele criou. “Ele é quem encontrará as saídas corretas se algo der errado”, diz Ilana. Por isso, invista na empresa que tenha um líder em quem você identifique potencial.

4. Empreendedores de sucesso têm algumas características em comum
Falando em jóquei, Ilana listou algumas características comuns a muitos empreendedores de sucesso. Geralmente eles são inteligentes e também espertos, muito competitivos, flexíveis e íntegros.

5. Faça investimentos equilibrados
Para conseguir algum retorno, o investidor anjo precisa ter uma carteira com pelo menos dez empresas. Por isso, precisa calcular quanto investir em cada uma, notando as necessidades delas.

6. Reserve capital para novas rodadas
Um investidor anjo deve reservar entre 35 e 50% de seu capital destinado a esse tipo de investimentos para uso em novas rodadas de aportes. Isso evita que sua participação se dilua com a chegada de novos investidores.

7. Procure grandes mercados
Como as chances de fracasso e sucesso nem sempre são previsíveis, o ideal é apostar em empresas que atinjam um grande mercado. Em caso de sucesso, o retorno é maior.

8. Os números mais importantes de uma empresa
Se você pensa em investir em uma empresa na internet, fique atento a um indicador importante: o custo de aquisição de um cliente ou consumidor deve ser menor que o customer lifetime value (ou valor do consumidor pelo tempo do relacionamento dele com a empresa).

9. Saia rápido
Planeje estrategicamente todas as saídas dos investimentos. É possível que num determinado momento a empresa se lance a desafios que ultrapassem sua expertise ou redes de contatos. Portanto, saia quando você puder receber o melhor retorno.

10. Tenha o controle
Tome cuidado com investidores que participam das rodadas de investimentos de suas startups. Se você quiser maior liberdade ao ajudar essas empresas e também planejar sua saída de cada uma delas, constitua um grupo de anjos como investidores. Fundos de venture capital são mais rígidos com resultados e podem dificultar seus planos de vender suas participações.

Por Rafael Farias Teixeira
Disponível em http://revistapegn.globo.com/