DICAS DE SEGURANÇA X – MEIO AMBIENTE

8 de julho de 2013

Preservar o meio ambiente: a ideia mais genial de todas!

Finalizando nossa série de dicas sobre segurança, apresentamos algumas dicas importantes para cuidar de nossa casa maior, nosso planeta. Além de garantir o futuro das novas gerações, preocupar-se com o meio ambiente também faz bem à saúde e ao bolso!

–        Abra janelas, cortinas, persianas, deixe o sol entrar e iluminar sua casa em vez de acender lâmpadas. Faz bem à saúde e ao bolso, pois economiza energia.

–        Desligue o carregador do celular da tomada quando não estiver em uso.

–        Coloque a geladeira e o freezer em lugares apropriados. Instalá-los próximos ao fogão ou a áreas onde bate sol, faz com que gastem mais energia para compensar o ganho de temperatura.

–        Na hora de descartar lâmpadas fluorescentes contate o fornecedor e jamais as descarte no lixo comum, pois podem contaminar o solo e os lençóis freáticos.

–        No supermercado compre apenas o necessário. Seja um consumidor consciente.

–        Prefira produtos que durem mais e que sejam biodegradáveis, como é o caso de alguns detergentes;

–        Dê preferência às sacolas retornáveis. Sacolas plásticas respondem por boa parte do lixo produzido nas cidades e acabam entupindo ralos, provocando enchentes.

–        Limpe e troque os filtros de seu aquecedor e condicionador de ar.

–        Se sua residência não tem acesso à rede de esgoto encanada, construa uma fossa séptica e  chame um profissional ou empresa especializada para o serviço de desentupimento e limpeza da fossa. Isso evita inúmeras doenças, inclusive aquelas causadas pela contaminação dos mananciais.

–        Transforme o papel usado em rascunho. Em lugar de jogar fora o papel impresso, use o verso como blocos de rascunho.

–        Não despeje o óleo de cozinha na pia ou no ralo. Você pode armazená-lo e descartar junto a uma cooperativa de coleta. Assim, além de preservar o meio ambiente e a saúde de sua família, você ainda colabora com a criação de empregos sustentáveis.

–        Não use o automóvel para curtas distâncias. Caminhar ou usar a bicicleta fazem bem à saúde e ao meio ambiente.

–        Combine caronas com seus vizinhos e colegas de trabalho. Assim, vocês gastam menos e diminuem a poluição do planeta.

–        Prefira os alimentos naturais da estação. Os vegetais produzidos fora da estação consomem mais pesticidas e substâncias químicas. Assim, você ajuda o planeta enquanto protege a saúde de sua família.

–        Não descarte pilhas e baterias usadas diretamente no lixo comum. Informe-se sobre a coleta seletiva na sua região e verifique os pontos de recolhimento destes materiais, normalmente em supermercados, postos de gasolina e shoppings.

Fonte:  https://portaldoconsumidor.wordpress.com