Integração é “só” tudo!

8 de julho de 2013

Manter uma equipe alinhada com os objetivos do negócio, motivada com o andamento dos trabalhos realizados e atenta ao mercado em que atua depende de um fator básico e, ao mesmo tempo, essencial:  integração!

integracaoNinguém consegue – ou deve ser obrigado a – entender sobre todas as áreas de uma empresa, mas saber o papel que cada profissional ou setor desempenha para o sucesso de sua atividade (individual) é essencial, e básico. Nesse contexto, a comunicação interna é a área que cria o elo entre os agentes de vários setores de uma empresa ou instituição, mantendo atualizadas as áreas parceiras e dando publicidade às ações desempenhadas pelas equipes, uma importante medida em favor da motivação.

Ao compreenderem a importância do papel individual e de cada equipe, quem ganha é a ponta, ou seja, o cliente, que receberá informações coerentes e adequadas em relação ao fluxo do produto ou serviço contratado.

Não tenho dúvidas de que todos nós estamos dispostos a perdoar erros e problemas ocorridos durante os processos, desde que sejamos capazes de compreender o porquê da situação. A integração entre os profissionais de uma organização possibilita uma geral postura colaborativa para lidar com questões problemáticas e, mais do que isso, permite que o cliente seja adequadamente informado sobre o esforço interno para solucionar um eventual contratempo.

A integração das equipes e dos profissionais pode e deve ser desenvolvida por vários canais de comunicação, a começar pelo mais elementar deles: o verbal. Mas, para assuntos de maior complexidade, envolvendo mais de uma área do negócio, há meios que possibilitam o registro e arquivamento. Esses canais alcançam maior eficiência por poderem ser consultados mais uma vez – seja para o resgate de uma informação ou melhor compreensão do assunto tratado.

O que quero ressaltar na abordagem desta discussão é o fato de que, em qualquer negócio, integrar é sinônimo de alinhar, colocar todos num mesmo sentido, em prol do resultado positivo, que é bom para mim, para você, para nossas equipes e para toda a cadeia da qual fazemos parte e com a qual nos relacionamos.

É por isso que não canso de afirmar: integração é “só” tudo!

Por Juliana de Moraes*

*Juliana de Moraes, sócia da Moraes Mahlmeister Comunicação, é consultora em comunicação empresarial e coordenadora de projetos na área, é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com pós-graduação em Administração de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.