7 lições de Aruba para o turismo brasileiro

12 de julho de 2013

A ilha investiu nos serviços para atrair 1,5 milhão de visitantes estrangeiros por ano

aruba_palmbeach

Sol, praias paradisíacas e uma população hospitaleira estão longe de ser as únicas explicações para o desempenho de Aruba no turismo — isso o Brasil também tem, não é? Com cerca de 70% de sua economia baseada nessa atividade, a ilha soube se profissionalizar e investir forte nos serviços para atrair 1,5 milhão de visitantes estrangeiros por ano, segundo as estatísticas do U.S. Department of State. Metade deles são americanos. O país viu no turismo uma oportunidade para crescer há pelo menos 50 anos e focou seus investimentos. A seguir, listamos sete lições que Aruba pode dar ao Brasil.

1. Ser poliglota
Como parte do Reino da Holanda, a ilha tem um pé na Europa. Seu idioma oficial é o holandês, mas os 101 mil habitantes também são fluentes em espanhol, inglês e papiamento, língua crioula derivada do português. Nesse vocabulário estão expressões familiares, como bon dia e por fabor. “Não é em qualquer lugar do mundo que você encontra essa facilidade de comunicação”, afirmou Mike Eman, primeiro-ministro de Aruba, em entrevista a Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

2. Treinar a população para os serviços
Aruba encara o turismo e os serviços como uma prioridade. Para os moradores é aí que estão as melhores oportunidades de trabalho. Eles sabem que é preciso atender bem — e com entusiasmo. O slogan de Aruba é “happy island”. Além do treinamento dado aos funcionários na ilha, há programas de intercâmbio com aeroportos e grandes redes de hotéis em cidades como Barcelona e Londres.

3. Investir pesado no turismo
Só entre 2011 e 2012, o governo e as empresas privadas investiram US$ 1 bilhão em turismo. O valor foi destinado a obras de infraestrutura, renovação de hotéis, cursos e capacitação e novos projetos. Quem anda pelo centro de Aruba vai encontrar muitas obras sendo tocadas. Do lado privado, hotéis continuam sendo construídos, como é o caso do imenso Ritz-Carlton, com inauguração prevista para 2014.

4. Olhar (mesmo!) para o público
De longe, os maiores “clientes” de Aruba são os americanos. Hoje, eles correspondem a 50% dos visitantes, mas essa porcentagem já chegou a 75%. Por isso, a ilha se adequou à cultura americana e ao seu perfil de consumo, dos shoppings às redes de fast-food espalhadas pelas regiões que concentram os hotéis. Até no aeroporto existe uma área exclusiva para quem viaja para os Estados Unidos.

Ritz-Carlton, em construção: um dos novos investimentos hoteleiros em Aruba (Foto: Débora Fortes)

5. Buscar novos consumidores
Ok, os americanos ainda são a maioria, mas é preciso diversificar. “Não queremos ficar na dependência de um único mercado”, afirma Ronella Tjin Asjoe-Croes, CEO da ATA (Aruba Tourism Authority). A ilha tem investido em campanhas para atrair outros países. Hoje, o segundo lugar em número de visitantes fica com a Venezuela, seguida da Holanda, do Brasil e da Colômbia.

6. Oferecer segurança
Em Aruba, os turistas se sentem à vontade para andar a pé. Mesmo tarde da noite é comum ver casais com crianças pequenas caminhando pelos calçadões. Com a vocação para o turismo, a ilha enxergou que a segurança não é um problema que deve ser encarado apenas pelo governo: as empresas e os hotéis também investem para proteger o turista. Existe até um órgão específico para cuidar do assunto, o Aruba Hospitality and Security Foundation. No quesito “sorte”, a ilha conta com o fato de ter uma extensão de apenas 33 quilômetros: fica muito mais fácil vigiar o território.

7. Ser sustentável
O plano de Aruba é se tornar uma ilha 100% sustentável em dez anos. “Esse é um dos benefícios de ser uma ilha pequena, podemos fazer coisas impossíveis em países grandes”, diz o primeiro-ministro Eman. Seu governo está criando uma série de incentivos fiscais para que as empresas façam a transição para uma operação sustentável. “Depois, queremos exportar nosso conhecimento nessa área.”

Mas a ilha também seus problemas a resolver: ainda é difícil estacionar no centro, é preciso investir mais nas estradas e faltam hospitais. Segundo o primeiro-ministro, essas questões serão atacadas por meio de parcerias entre o governo e as empresas — a mesma tática que a ilha usou para conquistar seu espaço no turismo.

Por Débora Fortes
Disponível em : http://revistapegn.globo.com

A jornalista Débora Fortes viajou a Aruba a convite da ATA (Aruba Tourism Authority).