O que uma promoção precisa ter para fazer sucesso

12 de julho de 2013

Um bom prêmio, mecânica simples, resultado imediato e mais chances de ganhar são receita básica da Mondelez Brasil para ações dos bombons Sonho de Valsa e Ouro Branco

Um bom prêmio, mecânica simples, resultado imediato e mais chances de ganhar são ingredientes para uma promoção eficaz (Foto: Shutterstock)

Responda: quantas vezes você já teve preguiça de participar de uma promoção? Algumas exigem que você recorte tantos códigos de barras de diferentes produtos, outras te fazem esperar meses por um sorteio cuja probabilidade de ganhar não é lá muito alta. Fora as que deveriam vir com manual de instruções de tão complicadas.

O que uma promoção precisa para ser eficaz, portanto? Marcelo Morishito Costa, gerente de marketing de bombons da Mondelez Brasil, assinala quatro fatores que toda ação deve seguir. Uma receita básica feita por quem estudou o assunto por meses para montar uma promoção para o Sonho de Valsa e o Ouro Branco, bombons da empresa.

1. Tenha um bom prêmio
A primeira regra é básica, quase óbvia, mas tem empresa que ainda não aprendeu: o prêmio precisa ter utilidade e ser desejado pelo consumidor. E nem precisam ser dúzias de televisões, video-games e computadores de última geração para agradar.

Morishito, por exemplo, partiu do princípio que todo mundo hoje em dia tem um celular e descobriu, depois de pesquisar números sobre o mercado de telefonia no Brasil, que 84% da base de celulares no país são planos pré-pagos. Somados com os planos “controle” (aqueles com conta, mas cobrados em créditos, e não minutos), passam a corresponder a 96% do total de clientes.

Quem tem celular pré-pago precisa de crédito. Logo, a Mondelez Brasil comprou créditos das quatro principais operadoras do país – Claro, Oi, TIM e Vivo – para oferecer aos participantes até R$ 100 para ligações. Quem não precisa, certo?

2. Faça uma promoção simples
“Normalmente, as promoções têm códigos que precisam ser digitados em algum lugar, mandados para alguma caixa postal. Elas envolvem todo um trabalho do consumidor”, cita Morishito. A dica é: facilite a vida de quem compra seu produto.

Uma das opções que tem se tornado comum é o envio do código impresso na embalagem de produtos por SMS, gratuitamente.

3. Dê o resultado imediatamente
Tem coisa mais chata do que esperar meses por um sorteio? Às vezes, as pessoas esquecem que participaram da promoção antes mesmo de sair o resultado. Dê logo a boa notícia. E se der para entregar o prêmio rapidamente, agilize.

Quem manda o código do bombom para o número informado pela Mondelez Brasil na embalagem fica sabendo na mesma hora se ganhou. Como créditos são fáceis de ser “entregues” pelas operadoras, o prêmio chega quase imediatamente.

4. Dê mais chances de ganhar
Lembra-se da Tele-Sena? Tinha prêmios para mais pontos, menos pontos, nenhum ponto… Imite o Silvio Santos e dê mais oportunidades para o consumidor ganhar.

“A gente precisava gerar um boca a boca entre as pessoas que foram atingidas pela promoção, então fizemos questão de dar um prêmio a cada sete participantes. Se sete pessoas mandarem o código, pelo menos uma ganha”, conta Morishito.

A lógica é simples: você come um Sonho de Valsa, envia o código e ganha créditos para seu celular. Em seguida, se gaba para alguém do prêmio, e este alguém talvez tente a sorte e compre mais um bombom. Com esta estratégia, a marca conseguiu registrar mais de 2 milhões de códigos enviados por participantes para o número informado. “É um número super relevante que naturalmente vai aumentar nossas vendas”.

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/