O SEO (Search Engine Optimization) é com certeza uma das principais estratégias para atrair para as lojas virtuais um tráfego qualificado. As páginas de departamentos e produtos bem indexadas nos buscadores são uma ótima fonte de entrada de clientes para uma loja virtual, direciona aquelas pessoas que estão dispostas a receber a informação, pois já demonstraram interesse na pesquisa realizada.
As estratégias de otimização são muito importantes, porém são só a porta de entrada da loja, não garantem a venda. O cliente encontra a sua loja facilmente nos buscadores, acessa suas páginas e após esta etapa deve continuar navegando na loja e finalizar uma compra, atingindo o objetivo final do trabalho de SEO em uma loja virtual que é aumentar as vendas.
Como o lojista deve proceder para atrair o cliente certo e depois convencê-lo a comprar?
Vamos por partes, o primeiro passo é encontrar a loja virtual na busca orgânica do Google, e por isso segue algumas dicas de SEO:
Títulos e descrições das páginas bem feitas
O primeiro passo é fazer com que o cliente clique nos resultados orgânicos do Google, por isso, defina títulos chamativos e descrições que convençam o cliente a clicar na sua loja e não na concorrência. Apesar de ser um trabalho exaustivo, pois são muitos departamentos e produtos disponíveis em uma loja virtual, vale a pena escrever página por página e criar este diferencial. As meta tags hoje não são o principal critério para indexação no Google, mas são importantes na organização das informações para apresentar ao usuário, que deve ler e sentir vontade de acessar a informação.
Utilize palavras da cauda longa
Este tema já é bem discutido, mas vale a pena repetir. Insira em suas páginas, nas meta tags, no código ou no conteúdo em si, palavras mais específicas, que apesar de gerarem pouco tráfego, apresentam maiores chances de conversão. Quanto maior o número de termos que o usuário procura, mais decidido ele está, ou seja, mais chances de realizar uma compra.
Envio de Sitemap para o Google através das Ferramentas para Webmaster
O que adianta fazer várias alterações na loja e não mostrá-las ao Google? Utilize esta ferramenta gratuita e ganhe agilidade no processo de rastreamento. Não espere o robô de busca visitar sua loja, informe ele sobre as alterações.
Páginas com conteúdo relevante para o Google e o também para o usuário
Além de pensar na otimização de sua loja para os buscadores, invista em conteúdos interessantes para o seu cliente, aproveite as páginas de produto para inserir informações relevantes, com foco no e-consumidor.
Usabilidade a favor do seu e-commerce
Após a loja bem indexada e de fácil visualização para o cliente, ela deve apresentar uma navegação satisfatória, por isso trabalhar o design e o marketing da loja é essencial, com certeza ajudam a aumentar a taxa de conversão, pois deixa o cliente mais a vontade para comprar na loja. Algumas dicas são básicas, mas no dia a dia acabamos esquecendo e perdemos o cliente nestes detalhes:
Vitrine da loja
É interessante escolher os produtos que são colocados na vitrine. Estes produtos devem chamar a atenção, podem ser os mais vendidos, os mais procurados, aqueles que estão com um bom preço e os lançamentos. Uma dica é sempre colocar uma novidade e não deixar sempre os mesmos produtos. Lembre-se o objetivo é atrair o cliente para ele continuar navegando e comprando na loja.
Banners com promoções e lançamentos
Disponibilize banners em sua loja virtual, deixando as páginas com mais movimento. Os banners além de chamar a atenção, iniciam o processo de fidelização dos clientes, que acabam retornando na loja para ver se tem algum banner novo.
Detalhes dos Produtos
Disponibilize fotos de diversos ângulos, frente e verso, por exemplo, inserindo o número de fotos suficiente para o entendimento dos itens. Vale investir em descrições com informações específicas, que atendam o cliente de uma forma especial. Use a linguagem do cliente, nem sempre a formalidade vai atender o seu público de forma satisfatória. Quanto maior a qualidade das informações, maior a chance de convencer o cliente de que o produto apresentado é ideal para ele.
Botões das redes sociais
Ofereça a opção de compartilhamento das informações nestas mídias e ganhe a confiança do público. Seus clientes estão acessando o Facebook e o Twitter, porque não conversar com eles? Além de promoções e dicas de produtos, publique conteúdos de qualidade, dados interessantes para o usuário. É um ótimo canal para criar uma comunicação com os clientes em potencial, gerando um bom relacionamento. Seu cliente pode ajudá-lo a vender, divulgando a sua loja, é só disponibilizar as opções certas para compartilhamento. Além disso, as informações publicadas nas redes sociais estão cada vez mais disponíveis nos resultados orgânicos do Google, a loja ganha indexação e links para a loja virtual.
Com estas dicas ganhe visibilidade e indexação nos buscadores, e ainda melhore a satisfação do seu cliente quando ele está navegando nas páginas de departamentos e produtos.
Por Graziela Rodrigues, analista de marketing da Ciashop