Plantar os próprios alimentos é definitivamente garantia de boa qualidade. Além da vantagem de consumir verduras e temperos mais frescos, existe também a proteção contra venenos e agrotóxicos ou, ainda, contra os preços absurdos dos orgânicos.
Mas, além disso, quem planta por conta própria pratica uma atividade terapêutica e ainda colabora para a preservação do meio ambiente. Segundo o engenheiro agrônomo Paulo Gonçalves, o primeiro passo é incentivar as pessoas a adotarem o plantio doméstico, mostrando que a prática traz vários benefícios e nem sempre foge da realidade da maioria da população. “É preciso desmistificar a ideia de que ter uma horta é uma atividade que vai dar muito trabalho. Hoje, plantar em casa é uma atividade relativamente simples, mas que exige um pouco de cuidado”, afirma o engenheiro.
Veja estas dicas para começar sua horta a todo vapor.
Comece por um jardim de ervas aromáticas
Uma das formas mais fáceis de se iniciar na agricultura é cultivar um pequeno jardim com ervas comestíveis. Tente começar com orégano manjerona, tomilho e estragão. A maioria destas ervas precisa de pouca água, por isso não precisam de tantos cuidados.
Escolha os alimentos certos
Se quer ter sucesso com a sua horta urbana, então escolha alimentos que cresçam rapidamente, como os feijões-verdes, que crescem em quase todos os climas e raramente atraem mosquitos. Tomates-cereja, pepinos e rabanetes também são alimentos fáceis de cultivar e que fazem sucesso na mesa. Ervas para chás também são boas opções para garantir saúde e bem estar sem precisar apelar a remédios artificiais.
Use fertilizantes
Com o uso dos vasos e jardineiras, o solo não consegue muitos nutrientes para o produto que está a plantar. Para isso há fertilizantes orgânicos que fazem um excelente trabalho nesta solução. Você também pode também utilizar compostos feitos a partir dos restos de comida, com a compostagem. (aprenda a fazer compostagem em casa).
Reutilize materiais
Aproveite a pegada sustentável e use materiais como garrafas pet, calhas antigas e até mesmo cascas de ovos como vasos e jardineiras. Além de economizar, podem criar um efeito interessante e tornar a atitude de plantar em casa realmente ecológica.
Informe-se
As pessoas que nunca tiveram uma horta em casa devem começar aos poucos e não podem deixar de buscar informações sobre o plantio doméstico. “O ideal é sempre começar com experiências simples, estudando as condições do ambiente para o plantio em casa. Precisam levar em conta a luminosidade, umidade e as características do solo em que a planta está se desenvolvendo”, diz Gonçalves. As hortas domésticas também despertam a consciência sobre a origem dos alimentos consumidos. Em casa, o modo de produção é orgânico, por isso, dificilmente as plantações serão atingidas por agrotóxicos ou fertilizantes, comuns na agricultura convencional.
* Com informações do CicloVivo e Green Savers