Vitória da Conquista recebe certificado de Mobilização Contra Dengue

24 de julho de 2013

1010867_580419028674790_382984769_n-532x399Nessa segunda-feira, 22, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), em Salvador, foi realizada a Cerimônia de Homenagem e Certificação dos Municípios Participantes do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia. O projeto foi desenvolvido e executado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com 23 municípios baianos e apoio técnico e operacional da FLEM.

A comitiva de Vitória da Conquista contou com a participação do prefeito Guilherme Menezes, da secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo Sampaio, da diretora de Vigilância à Saúde, Mônica Achy, da coordenadora de Endemias, Polyana Gusmão, e da agente de endemias e mobilizadora social, Valdirene Alves.

Durante o evento, foram apresentados os resultados obtidos a partir da implantação da metodologia de mobilização social e homenageados os representantes dos municípios e instituições do Comitê Estadual de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue.

Vitória da Conquista fez adesão ao projeto no início de 2012 e durante 12 meses realizou mais de 430 atividades de prevenção e controle à dengue em 12 localidades das zonas urbana e rural, a exemplo dos faxinaços e palestras que tiveram o objetivo de mobilizar a comunidade. O projeto contou com mais de 70 articuladores escolhidos entre moradores e agentes comunitários de saúde e de endemias, que tiveram o papel de envolver a comunidade e buscar colaboradores para realização das atividades.

Um dos resultados da mobilização foi a diminuição do índice de infestação predial de Vitória da Conquista, de 4,1% para 2,96%. “Esse foi o resultado da mobilização social, que contou a participação da comunidade, dos agentes de endemias e dos agentes comunitários de saúde. Um exemplo dessa ação foi o bairro Renato Magalhães, que tinha 19% de infestação e passou para 0%”, explicou Polyana Gusmão.

O projeto: O projeto, iniciado em julho de 2010 em 12 municípios e ampliado para mais 11 em 2012, prevê a construção de uma rede de mobilização social nos municípios que apresentam maiores índices de infestação e casos de dengue. Trata-se de uma abordagem intersetorial que articula instâncias governamentais (Governo Federal, Estadual e Municipal, com diferentes órgãos e secretarias), parceiros da sociedade civil (empresas, igrejas, escolas e outras instituições), além de moradores das comunidades selecionadas, que se engajam como voluntários.

Fonte: http://www.pmvc.ba.gov.br