Apesar de ter sua história contada diversas vezes em quadrinhos, séries de TV e em filmes, o Superman continua atraindo fãs. Prova disso é de que o filme “Homem de Aço“, que conta a origem do super-herói, arrecadou cerca de US$ 125 milhões (R$ 283 milhões) em sua estreia nos cinemas norte-americanos no mês passado. O filme estreia hoje no Brasil.
A trajetória de sucesso do super-herói não apenas entretém, mas também traz lições de empreendedorismo, segundo consultores de negócios e empresários ouvidos pelo UOL.
Veja abaixo as sete lições de empreendedorismo que podem ser extraídas da história do Superman:
1 – Ter responsabilidade social
Pierre Mantovani, sócio do site de entretenimento Omelete, diz que o Superman é admirado por sua preocupação em ajudar as pessoas. Ele diz que os empreendedores devem ter esse objetivo para fazer sucesso.
“O dono de um negócio deve estar focado em melhorar a vida das pessoas. Ele tem de trabalhar com ética e respeito pela comunidade em que está inserido, pelos clientes e funcionários”, declara.
2 – Ser determinado
Carlos Alberto Sauandag, diretor da CAS Stands, empresa fabricante de estandes para feiras e eventos, diz que a vida do empreendedor se assemelha ao do Superman quando ele enfrenta perigos e batalha.
“Mesmo frente às dificuldades, o empreendedor não desiste, arrisca tudo para vencer o inimigo porque ele acredita no seu ideal. O empreendedor tem uma obstinação incrível. Ele não cede! Alguém se lembra do Clark Kent desistindo ou ignorando um pedido de ajuda? Tenho certeza de que não!”
3 – Ter percepção aguçada
Sauandag diz, também, que quem possui negócio próprio é capaz de desenvolver poderes parecidos com os do super-herói.
“O empreendedor aprende a desenvolver uma percepção aguçada, olhos e ouvidos ficam atentos a tudo. Ele passa a prestar atenção a todos os detalhes, o que é fundamental para identificar novas oportunidades, ou a hora de bater em retirada e recomeçar.”
4 – Equilibrar vida pessoal e profissional
Wagner Oliveira, diretor geral da Woli Consultoria e Treinamento, diz que equilibrar a vida pessoal com a profissional é um desafio para os empreendedores, assim como é para o Superman.
“Muitas vezes, a vida pessoal do super-herói sofre prejuízos por causa de seu compromisso com a vida profissional. O mesmo acontece com quem tem negócio próprio. O empreendedor tem de tentar conciliar e aprender a conviver com as angústias que, às vezes, isso gera”, declara.
5 – Conhecer outros universos
Elaine Rodrigues, da consultoria empresarial Gabinete Jurídico, diz que, da mesma maneira que o Superman pode voar pelo universo e conhecer outras galáxias, o empreendedor não deve focar apenas no segmento econômico em que sua empresa atua.
“O empresário não pode se confinar na sua especialização. Uma visão generalista dos segmentos econômicos pode ampliar o raio de visão e de prognóstico, o que auxiliará, sem sombra de dúvida, no planejamento do negócio.”
6 – Ter compradores
José Augusto Wanderley, autor do livro “Negociação Total – Encontrando Soluções, Vencendo Resistências e Obtendo Resultados”, diz que o sucesso do Superman não se deve aos seus superpoderes ou ao fato de ele ser um defensor da Justiça.
“Ele faz sucesso porque as pessoas gostam e consomem suas histórias. Para que isso continuasse acontecendo, o Superman sofreu várias alterações e passou por várias fases. Isto vale para um empreendedor. Uma empresa só terá sucesso se tiver compradores para seus produtos ou serviços”, afirma.
7 – Conhecer seu ponto fraco
Assim como o Superman tem a kryptonita –material proveniente de seu planeta natal– como seu ponto fraco, as empresas também possuem os seus.
“Um empreendedor deve estar atento a todos os elos da corrente da sua empresa, ou seja, é importante ter uma visão sistêmica. Ele deve considerar qualquer situação tendo em vista o elo mais fraco”, declara Wanderley.
Por Larissa Coldibeli
Do UOL, em São Paulo