O que podemos aprender com os erros de Eike Batista

26 de julho de 2013

Mesmo sendo um bilionário,não se pode desconsiderar princípios básicos de adminstração

“Você construiu seus castelos no ar? Ótimo. É exatamente onde devem estar construídos. Mas agora mãos à obra e construa alicerces sob eles.” — Henry David Thoreau

eike

Eike Batista o ex-empresário mais poderoso do Brasil, cometeu um dos erros mais básicos em vendas. “Não entregar aquilo que vendeu”. Ele fez muitas promessas para chamar à atenção de potenciais investidores. Até aí, tudo bem. Numa apresentação de vendas, precisamos ser convincentes a fim de conquistar e concretizar algum negócio. E isso ele conseguiu. Sua empresa, a OGX, obteve cifras bilionárias para começar a funcionar.

O problema do empresário E. Batista foi ter convencido os investidores sobre algo que ele mesmo não tinha nenhuma certeza, que a Petroleira OGX teria capacidade de produzir os 50.000 barris. A “credibilidade” dele começa a desmoronar quando a empresa patina diante dos obstáculos e não consegue extrair e entregar aquilo que havia acordado com seus investidores.  O mercado e investidores desconfiam da capacidade da empresa, e em pouco tempo a bolha estoura. Eike Batista não tem como honrar com sua palavra. A confiança que havia sido estabelecida desaparece. O resto cai como um baralho ou um jogo de dominós.

O que podemos aprender de tudo isso?

• Que a falência pode bater à porta de qualquer empresa, mesmo as consideradas imbatíveis.
  • Não podemos prometer aquilo que não conseguiremos cumprir.
  • Quem fala de mais – erra de mais.
  • É preciso respeitar as regras estabelecidas.
  • Reconquistar a credibilidade pode ser uma tarefa longa e árdua.
  • Ser arrojado – mas sempre com os pés no chão.
  • Vendas é uma questão de resultados. Não importa o que você já fez. Não interessa o que fará no futuro. A única coisa que interessa é “o que você está fazendo agora”.

É claro que no caso do Eike Batista, sua derrocada, ainda o deixará com alguns bilhões de reais. Ele continuará muito bem de vida. A única coisa que quebrou de fato foi a sua “crista”. O ego do empresário sairá ferido. Não podemos nos esquecer das centenas de postos de trabalho que serão cortados.

No entanto, para a grande maioria, quando a falência bate a porta, deixa as pessoas com o “pires na mão”. Se você é empresário e está lendo esse artigo, as advertências que foram levantadas aqui podem ajudá-lo a não cometer os mesmos erros. É sempre melhor aprender com os erros dos outros.

Fonte: http://www.programacases.com.br