Um arco-íris no prato

8 de agosto de 2013

coloridos-template2

Uma alimentação balanceada é o segredo da boa saúde. E um prato bem colorido é a garantia disso. Uma vez que cada grupo de cores tem uma seleção diferente de vitaminas, minerais e antioxidantes, ter um arco-íris no prato é uma maneira divertida e fácil de estar sempre saudável. O ideal é incluir pelo menos três cores em cada refeição, além de duas porções de frutas e três porções de legumes ao longo do dia.

PRINCIPAIS CORES E SUAS FUNÇÕES: 

VERMELHO: 

Composto com fitoquímicos, como o licopeno, alimentos vermelhos ajudam a aumentar a saúde do coração e das vias circulatórias, a melhorar a memória, apoiar a saúde do trato urinário, e diminuir o risco de certos tipos de cânceres.

– Tomate – Com grande quantidade do antioxidante licopeno, ajuda a reduzir os danos às nossas células, a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e diabetes.

Cerejas – É rica em antioxidantes que ajudam a proteger contra doenças cardíacas, diabetes e artrite. A fruta também controla a inflamação no corpo.

Crédito:esporteemacao.com.br

Crédito:esporteemacao.com.br

– Pimentões vermelhos – Os pimentões são baixos em calorias e gordura e ricos em vitamina C e fibras. Comer pimentão tem sido associado ao aumento da imunidade, a melhora na digestão, diminuição do colesterol e do risco de câncer no cólon.

– Beterraba – Rica em fibras e vitaminas A, C e K, a beterraba melhora a saúde digestiva, diminui a inflamação e ajuda a combater doenças cardíacas.

Outros alimentos vermelhos

Morangos, framboesas, feijão vermelho, maçãs,  rabanete, radicchio e uvas vermelhas

LARANJA: 

Alimentos alaranjados são ricos em antioxidantes, como a vitamina C, carotenóides e flavonóides. Suas funções inclui ajudar na saúde da pele, dos olhos, no aumento da imunidade, diminuição do risco de câncer e a evitar doenças do coração.

laranjas

Crédito: silkyandshiny.blogspot.com

– Cenouras – Contém vitamina A, que ajuda a manter a integridade da pele, e beta-caroteno, que estimula o sistema imunitário e, potencialmente, reduz as probabilidades de cancro da pele.

– Laranja – Este fruto é rico em vitamina A e C, o que tem sido associada ao aumento da imunidade, a saúde do coração e de pele saudável. Também ricos em magnésio e fibras, a fruta contribui para o fortalecimento dos ossos e a melhorar a digestão.

– Batata-doce – Muitas vezes apontado como um dos vegetais mais saudáveis ​​que podemos comer, a batata doce é rica em fibras, vitaminas A e C, ferro e antioxidantes. Elas  promovem uma pele saudável, maior imunidade, e a diminuição do risco de cancro.

– Pêssego – Com grande quantidade de vitaminas A, C, E, K, e fibras, ajudam a prevenir o dano celular, promover a digestão saudável, reduzir a inflamação no corpo, e  a reduzir o risco de câncer.

Outros Alimentos: Damascos, mangas, tangerina e abóbora.

 

AMARELO:

Crédito: osalimentos.org

Crédito: osalimentos.org

Abacaxi, pimentão amarelo, milho, carambola e outros alimentos amarelos contêm nutrientes que promovem uma boa digestão e o bom funcionamento do cérebro. Alta em alfa-e beta-carotenos, os “amarelados”  fortalecem a imunidade, diminuem o risco de alguns cancros, e promovem a saúde dos olhos e da pele.

– Abacaxi – É rico em bromelina, uma enzima que ajuda a regular e neutralizar os fluidos do corpo, além de auxiliar na digestão. O seu elevado teor de vitamina C diminui o risco de doenças cardíacas, cancro, cataratas e acidente vascular cerebral.

– Pimentão amarelo – Rico em vitamina C e A, pimentões amarelos ajudam no sistema imunológico e promovem uma pele mais saudável. Também contém carotenóides, que protegem contra doenças cardíacas.

– Carambola Contém vitamina C e cálcio, melhorando a saúde dos ossos, e as contrações musculares.

Outros alimentos: Figo, kiwi ouro, limão e pêra.

VERDE:

Crédito: ligadosnanet.com

Crédito: ligadosnanet.com

Alimentos verdes possuem clorofila, cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer ossos e dentes.

Brócolis – Rico em cálcio e ferro, ajudam no fortalecimento dos dentes, ossos e músculos, e a diminuir o risco de câncer.

Espinafre – Estas folhas verdes são ricas em antioxidantes e vitamina K, que dá força aos ossos.

– Kiwi – Contém grande quantidade de ácido fólico e vitamina E, que diminuem o risco de doenças do coração.

Outros alimentos verdes saudáveis: Abacates, maçãs verdes, uvas verdes, limões, peras, alcachofras, rúcula, aspargos, brócolis, couve, aipo, chuchu, pepino, chicória, alface, cebolinha, pimentão verde, agrião e abobrinha.

ROXO / AZUL: 

As cores roxa e azul quer dizer que há antocianina presente. A substância está intimamente relacionada à vitamina B1, que ajuda a transformar vários nutrientes em energia, também contribui com o funcionamento adequado do sistema nervoso, coração e garante disposição.

www.hortifruti.com.br

www.hortifruti.com.br

– Mirtilos – São ricos em fibras, vitamina E e C e antioxidantes.Comer a fruta tem sido associada ao colesterol melhorado, aumento da saúde do trato urinário, e aumento na atividade cerebral.

– Amoras – Assim com os mirtilos, também contém grande quantidade de fibras, vitamina K, que promove a absorção de cálcio e a saúde óssea, e são ricas em antioxidantes que melhoram a saúde em geral. Estudos comprovam a relação da amora com a melhora da saúde do coração, redução do colesterol e diminuição do risco de câncer.

– Ameixas – Contém vitamina B, que ajuda a metabolizar os carboidratos, proteínas e gordura. É fonte de vitamina K, assim como as amoras.

– Berinjela – Além de ser rica em fibras (8 por cento das suas necessidades diárias), a berinjela também contém vitamina C, cálcio e fósforo, que promovem ossos e dentes fortes.

Outros alimentos: Groselhas, ameixas secas, uvas roxas, uvas passas e repolho.

BRANCO:

Crédito: 4.bp.blogspot.com

Crédito: 4.bp.blogspot.com

Nos alimentos de cor Branca, encontramos as vitaminas do complexo B e os flavonóides, que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.

– Alho – Melhora a saúde do coração, o que diminui o risco de câncer. Alho também tem compostos anti-microbianos.

Cebola – Além de ter compostos contendo enxofre, que funcionam como agentes anti-microbianos (semelhante ao alho), a cebola também ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e a melhorar a saúde do coração, reduzindo a pressão arterial e colesterol.  Também são ricas em flavonoide, que protegem as células.

Couve-flor – Contém antioxidantes poderosos, como o manganês e a vitamina C. Um copo de couve-flor tem 52 mg de vitamina C, em comparação com 64 mg de laranja médio. Seus componentes também aumentam a imunidade do organismo.

Outros alimentos: Gengibre,aipim, alho, nabo, batata branca, cogumelo, banana, inhame, pêra.

Fonte: Humberto Saad