Em algumas companhias, normalmente nas que exigem um trabalho mais criativo, os profissionais gozam de uma liberdade maior, seja para se expressar ou para negociar seu vínculo, seus horários e a rotina de entrega de tarefas. Porém, mesmo nesses ambientes em que há mais espaço para a autonomia e menos burocracia, alguns limites precisam ser respeitados.
“Ainda que a empresa não tenha uma política de conduta, ela certamente conta com algumas regras de comportamento. Basta observar a postura de quem está lá há mais tempo na casa. Essas regras, formais ou informais, precisam ser seguidas”, afirma o coaching de carreiras Vinicius Souza, especializado em Gestão de Negócios e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Valorizar os colegas de trabalho, independentemente da posição que ocupam, também é crucial. “Tratar os outros como gostaria de ser tratado, sejam eles superiores, colegas ou subordinados, continua sendo uma estratégia eficiente para evitar muitos erros e desgastes de imagem no ambiente profissional”, explica Maria Aparecida Araújo, consultora de Etiqueta Empresarial.
No mais, é preciso considerar que, embora a cultura da empresa valorize um bom clima e estimule o estabelecimento de relações mais íntimas, isso não dá aos profissionais que estão vinculados a ela o direito de agirem como se estivessem em casa. “Como regra geral, devemos ter em mente que nunca podemos agir da mesma maneira no trabalho e fora dele. Os valores, os princípios e o caráter devem ser os mesmos, mas os comportamentos, não”, diz Maria Aparecida.
Veja as 10 dicas aqui.
Por Rita Trevisan e Thaís Macena
Do UOL, em São Paulo